[Fechar]

Últimas notícias

Bosque de Cornélio sofre com abandono

Pistas de caminhada estão quase intransitáveis; falta de segurança afasta visitantes

O Bosque Municipal é formado por uma área de 9,8 hectares de mata preservada, com mais de 70 espécies arbóreas, mas...
Fotos: Rubia Pimenta/Divulgação
...o estado de abandono é visível em todas as vias do local, causando a indignação dos frequentadores
Cornélio Procópio - Considerado um dos pontos turísticos de Cornélio Procópio, o Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida tem perdido parte de seu encanto por falta de manutenção. Buracos tomaram as pistas – em alguns pontos é possível ver a terra batida – tornando quase impossível uma simples caminhada; a grande quantidade de folhas e mato que cobrem o calçamento denunciam o abandono, e a pouca segurança no local tem afastado muitos visitantes.

"Eu gostava muito de caminhar no bosque. O lugar é fresco, tem este ar da mata, e é muito bonito, mas ultimamente as pistas de caminhada estão totalmente esburacadas, é perigoso cair e sofrer um acidente. É uma pena, pois seria um local perfeito para a prática de exercícios, relaxamento, em uma cidade que já não tem tantas opções", diz a dona de casa Geni Moreira, 67 anos, que mora em um bairro ao lado do bosque.

A falta de segurança também é outra grande reclamação dos visitantes. "Não dá para vir aqui sozinha. Às vezes encontramos usuários de drogas. Era preciso aumentar mais a vigilância, para que as pessoas se sintam mais confiantes em passear", reclama a estudante Maiara Ribeiro, de 18 anos. Durante a semana um vigilante permanece no local no horário de expediente, no entanto, quando a reportagem esteve no parque no fim de semana, nenhum segurança foi encontrado.

"O local é arborizado, traz uma paz. Mas acho que o local poderia ser melhor aproveitado, colocando brinquedos para as crianças, algumas áreas de lazer, conservando mais as pistas. Eles têm o Ecocentro, com um acervo natural, um bom espaço que poderia ser mais bem aproveitado para educar os visitantes", sugere o técnico Anderson Gonçalves que levou as duas filhas para brincar no bosque no domingo. "Gosto de trazê-las aqui para andar de bicicleta", arremata.

O aposentado Gilson Santos, 68 anos, de Maringá, visita o Bosque desde os anos 70, e lamenta o estado em que ele se encontra atualmente. "Antes vivia cheio de famílias fazendo piquenique no domingo, muitas crianças. Hoje quando venho para Cornélio tenho que ir no bosque escondido, pois meus familiares temem pela minha segurança. Venho porque gosto do ar, da natureza, é um local de lazer importante pra cidade, uma pena que se encontre neste estado".

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cornélio Procópio para verificar se existem planos de revitalização do bosque municipal, no entanto, não houve respostas das secretarias de Obras, Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente ou Comunicação Social.

O BOSQUE
O Bosque Municipal é formado por uma área de 9,8 hectares de mata preservada, no Parque Industrial I. Criado em 1967, fazia parte da Mata Estacional Semidecidual, que ocupava toda a região Norte do Paraná. Ele é composto por uma vegetação fechada e com frondosas árvores (a altura média é de aproximadamente 25 m, podendo chegar a 35 m, além dos grossos troncos).

Um estudo revelou a presença de 70 espécies arbóreas, sendo as mais comuns o pau-d’alho, sangueiro, peroba, pau-jacaré, canela, imbuia, tapiá, cedro, figueira, epífitas (bromélias e orquídeas), etc. Muitos animais também são encontrados no bosque, como quatis, jacuguaçu, gavião-civil, maracanã, caxinguelê, murucututu, beija-flor-rabo-tesoura, cobras e lagartos.

Em 1995, foi criado o Ecocentro, onde o Grupo Ecológico "Vida Verde" ainda desenvolve algumas atividades de educação Ambiental.
Rubia Pimenta
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2