[Fechar]

Últimas notícias

Com atraso, governo nomeia 264 docentes

Nomeação dos professores universitários era aguardada desde julho; servidores ainda esperam novas contratações

Saulo Ohara - 30/06/2015
Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 87 docentes foram nomeados para a UEL: a maioria já ocupa o cargo temporariamente
O Governo do Paraná anunciou na última quarta-feira a nomeação de 264 docentes aprovados em concursos públicos para as sete universidades estaduais, em decisão que ocorre quase um mês após o previsto, segundo o acordo com os sindicatos da categoria que colocou um fim na greve dos professores universitários paranaenses no primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), 87 docentes foram nomeados para a Universidade Estadual de Londrina (UEL). As demais nomeações ocorreram para a Universidade Estadual de Maringá (81), Universidade Estadual do Centro-Oeste (39), Universidade Estadual de Ponta Grossa (38), Universidade Estadual do Paraná (12), além da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (6) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (um professor). Além disso, a nomeação de mais 29 docentes para a Unioeste é prevista para os próximos dias.

A diretora de Comunicação do Sindiprol/Aduel, Silvia Alapanian, lembrou que parte dos professores já ocupava temporariamente os próprios cargos, mas aguardava a nomeação. Para ela, o atraso também provoca apreensão na categoria, já que outros acordos foram firmados com representantes do Estado para suspensão da greve.

Apesar da nomeação dos professores, os servidores técnicos ainda aguardam o reforço no quadro de funcionários nos campi e nos hospitais universitários do Estado. Segundo a Seti, os protocolos dos 467 agentes universitários, aprovados em concursos públicos, estão na Secretaria Estadual da Fazenda aguardando análise do impacto financeiro para as contratações. "Na sequência, seguirão para a Casa Civil e depois para o governador Beto Richa assinar as nomeações", acrescenta.

PROTESTO
Os servidores da UEL e HU realizaram um protesto em frente ao hospital na zona leste de Londrina ontem para cobrar as nomeações de 50 servidores aprovados em concursos para o campus e 90 funcionários para a unidade de saúde. O diretor da Assuel Sindicato, Adão Brasilino, disse que a manifestação é uma "advertência" ao não cumprimento do acordo entre governo e servidores. "A defasagem atual é de cerca de 200 funcionários para UEL e de aproximadamente 300 para o HU. Isso sobrecarrega os servidores e impede melhorias na qualidade do atendimento, principalmente, dos pacientes no hospital", comentou. O presidente da Assuel, Marcelo Seabra, se reuniu ontem em Curitiba com a assessora de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Nádina Moreno, para cobrar a nomeação dos aprovados.
Rafael Fantin
Reportagem local-folha de londrina
UA-102978914-2