[Fechar]

Últimas notícias

Deputados vão fazer diagnóstico das universidades estaduai

Membros da Comissão de Ensino Superior iniciam visitas em setembro para definir plano de fortalecimento das instituições

Deputados estaduais vão visitar as universidades estaduais do Paraná, a partir da segunda quinzena de setembro, para fazer um diagnóstico das suas demandas e dificuldades. A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa quer definir estratégias e plano de ações para fortalecer as instituições universitárias mantidas pelo governo do Estado.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Tercilio Turini, o objetivo é reunir-se com dirigentes e representantes de professores, funcionários e alunos de cada universidade. “Sabemos de um modo geral que as principais necessidades são contratação de pessoal, retomada de obras paradas, investimentos em novas instalações e mais recursos para manutenção. Nas visitas, queremos ver a realidade das instituições”, afirma.

O deputado informa que a Comissão pretende debater as prioridades de cada universidade para analisar a viabilidade das reivindicações e buscar soluções junto ao Governo do Estado. Após as visitas e conclusão do diagnóstico, será convocada audiência pública na Assembleia para elaboração do plano de ações.

O Paraná tem sete instituições estaduais de ensino superior, distribuídas por todas as regiões do Estado. De acordo com dados do governo, são quase 105 mil alunos em 311 cursos de graduação, 162 de mestrado, 67 de doutorado e 209 de especialização. As universidades têm 7.860 docentes (85% mestres e doutores) e 8.945 agentes universitários. Além disso, mantêm quatro hospitais universitários com 852 leitos.

A Comissão vai definir nos próximos dias as datas das visitas às universidades de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Cascavel (Unioeste), Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro) e Jacarezinho (UENP). A reunião com representantes da Unespar será na Assembleia porque a instituição tem sedes em diversas cidades.

“As universidades são um dos maiores patrimônios do Paraná, produzem conhecimento, ciência e tecnologia. Formam profissionais e atendem a comunidade em diversas áreas sociais, especialmente na saúde”, destaca Tercilio Turini, acrescentando ainda a importância como geradoras de riquezas e desenvolvimento intelectual, econômico e social.

Também participaram hoje (terça-feira) da reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a deputada Cristina Silvestri (PPS) e os deputados Evandro Araújo (PSC), Chico Brasileiro (PSD), Pastor Edson Praczyk (PRB), Márcio Pacheco (PPL) e Cláudio Palozi (PSC).

CRÉDITO DAS FOTOS: 

 Pedro Oliveira/Alep




MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini - (43) 9994.4535
UA-102978914-2