[Fechar]

Últimas notícias

Em tempos de crise, especialista lista vilões do consumo de energia elétrica

Saída para economizar é fazer racionamento e mudar hábitos diários. 
Confira como simular o consumo da energia em cada cômodo da casa.

Adriana JustiDo G1 PR
Três pessoas morreram manuseando chuveiros em 2014 (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)Chuveiro elétrico é um dos principais vilões,
segundo o economista
(Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)
Depois de enfrentar um aumento de 56,4% na conta de energia elétrica nos últimos meses, os paranaenses tentam se adaptar a novas rotinas para reduzir o consumo do serviço, que acaba pesando no bolso no fim do mês.
O economista e especialista em planejamento energético Daniel Poit diz que não vê outra saída para economizar a não ser racionalizar ou até mesmo eliminar o uso de determinados utensílios domésticos.
Ao G1, ele listou os principais vilões do consumo de energia doméstica.
Chuveiro elétrico - de acordo com o especialista, quem tiver a opção de substituí-lo por um modelo a gás terá uma maior economia. Contudo, reduzir o tempo de uso do aparelho também pode fazer diferença na conta. O tempo ideal de banho, segundo ele, é de cinco a seis minutos. "Uma dica para não ficar muito tempo embaixo do chuveiro é usar o despertador ou o timer do celular, por exemplo. Vai ser uma forma mais rígida, mas que vai valer a pena", orienta Poit.
Forno de microondas - segundo Daniel, o aparelho deve ser utilizado para funções realmente necessárias como descongelar ou preparar alimentos. "Tem gente que usa o microondas para esquentar apenas uma xícara de chá. Isso gera um consumo absurdo, principalmente se for feito várias vezes ao dia. Fazer a mesma coisa no fogão a gás é muito mais barato e até mais rápido", sugere o especialista.

Luminárias
 - devem ficar ligadas apenas quando necessárias. "Tem muita gente que acaba esquecendo ligada o dia todo e isso também pode consumir muito", explica Daniel.
Lâmpadas dicroicas - normalmente são utilizadas em estancas de gesso. "Como elas são pequenas, as pessoas acabam achando que não gastam muito.
Máquina de lavar roupa - deve ser utilizada de preferência com a capacidade máxima. "Tem muita gente que usa o ciclo todo para lavar pouca quantidade de roupa. Na verdade, se a máquina tem capacidade para 12 quilos, por exemplo, o ideal será acumular as peças e lavar de uma vez só", afirma o especialista, que destacou ainda que a ação também resulta na economia de água.
Secadora de roupa - consome tanto quanto a máquina de lavar, principalmente os modelos mais antigos. "Se utilizada da mesma forma que a lavadora, com grandes quantidades de uma vez só, terá uma maior economia".
Ferro elétrico - um dos principais vilões principalmente se for utilizado várias vezes ao dia, explica Daniel. "O ideal é aquele mesmo processo de acumular as roupas e passar todas em uma única vez. Muitas pessoas têm o hábito de ligar o aparelho para passar uma única peça de roupa. Isso também gera um grande consumo de energia".
Equipamentos de som - os mais potentes também devem ser evitados o máximo possível.
Deixar janelas e cortinas abertas para aproveitar mais iluminação externa e não ligar muitos aparelhos em uma tomada só também podem ajudar na economia, de acordo com o especialista.
Os reajustes
Os 56% a mais valem para todas as unidades consumidoras do Paraná, com exceção das cidades Campo Largo, Guarapuava, Coronel Vivida, Jacarezinho, Ribeiro Claro e Rio Negro que não são cidades atendidas pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).
Foram dois reajustes este ano. O primeiro de 36,79%, e outro de 15,32%. De acordo com a companhia, no primeiro caso, todo o reajuste foi repassado para encargos e compra de energia. Já no segundo, 0,34% ficou com a Copel e é direcionado para remuneração, custos e investimentos.
A Copel avalia este percentual como pequeno, contudo, destaca que a Companhia investiu, no primeiro semestre deste ano, R$ 962 milhões na manutenção da qualidade do fornecimento de energia.
Entenda a fatura e veja como controlá-la
A fatura da Copel é dividida por áreas, que detalham aspectos técnicos da energia elétrica, a bandeira vigente, o consumo no mês e os valores cobrados. Entenda.
Também existe a possibilidade de simular o consumo da energia em cada cômodo da casa. Com o simulador da Copel, o consumidor cria uma lista dos utensílios domésticos que possui, informa a potência dos aparelhos, estima o tempo de uso por dia e consegue calcular quanto cada eletrodoméstico gasta. O simulador dá o consumo em KWh e quanto isso acarreta na fatura.
UA-102978914-2