[Fechar]

Últimas notícias

Erika deixa 20 mortos em Dominica

Centenas de casas foram arruinadas ou estão sob risco, diz premiê.
Tormenta segue para Cuba.

Da France Presse
Imagem de satélite mostra a tempestade Erika rumando para Cuba (Foto: Weather Underground / via AP Photo)Imagem de satélite mostra a tempestade Erika rumando para Cuba (Foto: Weather Underground / via AP Photo)
A tempestade tropical Erika matou 20 pessoas na ilha caribenha de Dominica, onde ocorreram inundações e deslizamentos de terra, informou nesta sexta-feira (28) o primeiro-ministro Roosevelt Skerrit. "Até agora recebemos a confirmação de ao menos 20 mortos e alguns desaparecidos", disse Skerrit em um discurso à Nação. "O dano que vi hoje, temo, pode ter provocado um retrocesso no nosso desenvolvimento de uns 20 anos", disse Skerrit, acrescentando que "o mais preocupante é a perda de vidas".
O premier lamentou a destruição em massa de infra-estruturas fundamentais e estradas, e revelou que "centenas de residências foram arruinadas ou estão sob risco".
O ministro de Obras Públicas e Portos de Dominica, Ian Pinard, havia informado previamente o saldo de 25 mortos e muitos desaparecidos. Por sua vez, a imprensa local noticia 35 mortos, em sua maioria na pequena vila de Petite Savanne, que ficou isolada pela força das chuvas.
Dominica recebeu mais de 300 mm de chuvas, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami, na Flórida (sudeste dos EUA).
Ventos fortes e ondas golpeiam a costa de Santo Domingo, na República Dominicana (Foto: Tatiana Fernandez / AP Photo)Ventos fortes e ondas golpeiam a costa de Santo Domingo, na República Dominicana (Foto: Tatiana Fernandez / AP Photo)
Os ventos e chuvas de Erika atingiram nesta sexta à tarde a República Dominicana e o Haiti, depois de ter causado fortes precipitações em todo o Caribe.
De acordo com os mais recentes modelos do NHC, após passar pelo norte de Hispaniola, Erika atingirá as Bahamas no fim de semana e poderia se tornar um furacão no início da próxima semana ao largo da costa da Flórida.
Em meio à incerteza sobre se chegará à Flórida, o estado adotou planos de emergência e pediu às pessoas para se prepararem.
Danny, o primeiro e único furacão da atual temporada do Atlântico, dissipou-se na segunda-feira (24) ao chegar ao Caribe.
A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) previu que a temporada (de junho a novembro) será menos ativa do que o habitual, com entre um e quatro furacões.-globo.com
UA-102978914-2