[Fechar]

Últimas notícias

Fórmula Indy: Justin Wilson sofre acidente e está em estado crítico

Britânico é atingido por pedaço do carro de Sage Karam e helicóptero o leva ao hospital. Vitória em Pocono fica com Ryan Hunter-Reay e Montoya põe a mão na taça

Por Long Pond, Estados Unidos
Carro de Justin Wilson depois do acidente (Foto: Reprodução/Twitter)Carro de Justin Wilson depois do acidente (Foto: Reprodução/Twitter)
Em uma corrida marcada por uma série de acidentes e um final com apenas 11 carros na pista, a preocupação com o estado de saúde do piloto britânico Justin Wilson superou qualquer disputa na etapa de Pocono da Fórmula Indy, vencida pelo americano Ryan Hunter-Reay. Atingido por um pedaço do carro do americano Sage Karam na volta 180, ele pareceu desacordado e deixou a pista de helicóptero, sendo levado ao Lehigh Valley Health Network Cedar Crest Hospital.
O primeiro comunicado da organização foi divulgado às 22h (de Brasília). Wilson está em coma e sua situação é considerada crítica. A organização da Fórmula Indy informou que irá divulgar atualizações sobre o caso sempre que disponíveis.
- O piloto Justin Wilson sofreu uma séria lesão na cabeça durante o evento no circuito de Pocono. Wilson está em coma e em condição crítica no Lehigh Valley Health Network Cedar Crest Hospital em Allentown, na Pensilvânia. A IndyCar envia seus pensamentos e orações para Justin, sua família e a Andretti Autosport nesse momento difícil. Novas atualizações sobre a condição de Wilson serão liberadas assim que estiverem disponíveis - escreveu no comunicado a organização.
Karam também foi levado ao hospital, de transporte terrestre, para avaliar uma lesão no pé direito. Ele bateu no muro do circuito na volta 180, o que fez pedaços de seu carro voarem pela pista, causando o acidente de Wilson. Ele deixou o local caminhando, mas a decisão de um novo exame foi tomada pela organização.
Aos 37 anos, Justin Wilson é piloto da Andretti Autosport e vem apenas na 24ª colocação na temporada da Fórmula Indy. Em Pocono, ele estava na sua sexta corrida do ano. O britânico disputa a categoria desde 2008, com sete vitórias e oito poles, sem nunca ter sido campeão.
Helicóptero deixa o circuito de Pocono com o piloto Justin Wilson (Foto: AP Photo/Mel Evans)Helicóptero deixa o circuito de Pocono com o piloto Justin Wilson (Foto: AP Photo/Mel Evans)
Sua batida foi a última da prova, que terminou com a pista liberada faltando apenas sete voltas para o fim e 13 carros na pista para reiniciar a disputa. Com a continuidade da corrida, o colombiano Gabby Chaves não segurou a primeira colocação e acabou sendo mais um a abandonar a prova com problemas mecânicos, derramando óleo e obrigando a organização a uma nova bandeira amarela.
Justin Wilson em Pocono antes da realização da corrida (Foto: AP Photo/Derik Hamilton)Justin Wilson em Pocono antes da realização da corrida (Foto: AP Photo/Derik Hamilton)
O americano Ryan Hunter-Reay aproveitou e recebeu a bandeirada da vitória em Pocono, a sua segunda na temporada. O também americano Josef Newgarden terminou na segunda colocação. O colombiano Juan Pablo Montoya ficou em terceiro e colocou a mão na taça de campeão, faltando apenas a etapa de Sonoma, no dia 30, para a definição do campeão.
Os brasileiros Hélio Castroneves e Tony Kanaan também abandonaram depois de colisões durante a corrida nas voltas 167 e 132, respectivamente. A prova foi tão inusitada que contou até com uma raposa atravessando a pista na volta 163 e provocando uma das muitas bandeiras amarelas.
Montoya tem 500 pontos, 34 de vantagem sobre o vice-líder Graham Rahal. Apesar do abandono, Helinho, com 423, ainda tem chances de ser campeão, assim como Scott Dixon, com 453, Will Power, com 439, e Newgarden, com 413.
GLOBO ESPORTE
UA-102978914-2