[Fechar]

Últimas notícias

Humanitas é homenageada pela ação com pacientes de hanseníase

Médicos e fundador da entidade de São Jerônimo da Serra recebem  Menção Honrosa da Assembleia Legislativa em reconhecimento ao trabalho exemplar

Os médicos dermatologistas Mauro Filgueiras Mendes e Lucia Emiko Imazu, mais o padre Haruo Sasaki, foram homenageados com Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná, numa iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini. Os três dirigem a Associação Filantrópica Humanitas, em São Jerônimo da Serra, que atende gratuitamente portadores de hanseníase e seus familiares.

A entidade foi fundada em 1977 pelo padre Haruo, que numa visita à cidade, em 1972, percebeu um grande número de hansenianos que viviam praticamente escondidos. Sensibilizado com a situação, iniciou o trabalho para criar a Humanitas e conseguiu doações de instituições católicas, paróquias e benfeitores do Japão, Alemanha, Estados Unidos e outros países.

Com os recursos arrecadados, a entidade comprou área de cinco alqueires e na sequência construiu o prédio do ambulatório. Depois foi ampliando a estrutura e atualmente também oferece cursos de Hansenologia e Dermatologia Sanitária, além de desenvolver pesquisas em parceria com universidades de todo o Paraná.

Em 2014 foram mais de 20 mil consultas, curativos, exames laboratoriais e microcirurgias, beneficiando pacientes de 83 cidades do Paraná, São Paulo e até do Mato Grosso do Sul. A Humanitas é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda mantém-se principalmente de doações.

“Sem alarde, a Humanitas tem um importante trabalho social e tornou-se referência no tratamento de portadores de hanseníase. A dedicação dos doutores Mauro e Lucia e do padre Haruo merece reconhecimento. Cuidam dos pacientes com toda atenção e carinho, colaborando para resgatar a auto-estima. É um orgulho poder homenageá-los”, afirma Tercilio Turini.

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535
UA-102978914-2