[Fechar]

Últimas notícias

Irã suspende restrição à carne bovina in natura do Paraná, afirma governo

Embargo vinha desde 2012, após um caso atípico da doença vaca louca. 
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento negociava a retomada.

Do G1 PR
Brasil é o principal fornecedor de carne bovina para o Irã (Foto: Governo do Paraná/ Divulgação)Brasil é o principal fornecedor de carne bovina para
o Irã (Foto: Governo do Paraná/ Divulgação)
O Irã suspendeu o embargo à carne bovina in natura do Paraná, segundo anunciou o Governo do Paraná nesta segunda-feira (24). O país tinha restringido a compra do produto desde 2012, por causa de um caso atípico da doença vaca louca no estado.
Conforme o governo, o Irã é o 2º país a liberar a importação de carne bovina do Paraná neste ano. Em julho, os Estados Unidos também voltaram a comprar o produto. A decisão do Irã foi comunicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após negociações.
Com a decisão, o Paraná vai poder exportar carne congelada, com cortes dianteiros, já que os iranianos só compram os animais abatidos pelo método halal – que cumpre as regras e normas de qualidade estabelecidas pelo Serviço de Inspeção Islâmica.

Desde 2011, o Paraná registrou um crescimento de 116% nas exportações de carne bovina. Mas, neste ano, de janeiro a julho as exportações de carne bovina congelada foram 54% menor do que no mesmo período do ano passado. Segundo o governo, a queda se deve, em grande parte, a demanda da Rússia.
Produção no estado

Em 2014, o Paraná produziu 337 mil toneladas de carne. Ao todo, foram abatidos 1,45 milhão de cabeças. O número faz o estado ocupar o 9º lugar na produção de carne em todo o País.
O Irã é o quarto maior importador de carne bovina do Brasil, fica atrás da Rússia, Hong Kong e Egito.
UA-102978914-2