[Fechar]

Últimas notícias

Jogadores do LEC apontam bons gramados para performance fora

Londrina conquistou no domingo em Caxias do Sul a terceira vitória como visitante e tem 61% de aproveitamento

Ricardo Chicarelli
Bruno Batata durante treino, na última sexta, no Café: qualidade do gramado é motivo de críticas dos jogadores
A melhor qualidade dos gramados nos palcos em que o Londrina tem atuado nesta Série C, em um comparativo com o estádio do Café, é um dos fatores que têm contribuído com a ótima performance do alviceleste nas partidas como visitante, segundo alguns jogadores do elenco.

Por ser um time técnico e de toque de bola, as irregularidades no Café impedem um futebol mais vistoso. O LEC tem o segundo melhor aproveitamento fora de casa entre os oito clubes que hoje estariam classificados para a segunda fase da terceira divisão. Em seis jogos como visitante, o Londrina conquistou três vitórias, dois empates e sofreu uma derrota. Performance de 61%, mesmo percentual do Fortaleza, líder do grupo A. Como mandante, o aproveitamento do LEC é de 55%.

"Temos encontrado bons campos e isso facilita a condição do nosso jogo, já que temos uma equipe leve. A gente sente essa dificuldade quando jogamos dentro de casa. Infelizmente, no nosso grupo, hoje, só o Londrina não tem um campo com gramado adequado para a disputa de uma Série C", reclamou o zagueiro Silvio.

O melhor visitante da Série C é o Tupi, de Juiz de Fora, que em seis partidas venceu quatro e empatou duas, com um aproveitamento de 77%. O time mineiro enfrenta o Londrina no dia 20 de setembro, no estádio do Café. No confronto do primeiro turno, o LEC se deu melhor e venceu por 1 a 0, gol de Quirino.

O atacante Bruno Batata também ressaltou a qualidade do gramado do Alfredo Jaconi para o bom futebol apresentado pelo alviceleste. "A parte técnica fica privilegiada. Tem a questão também que os donos da casa precisam sair e isso deixa mais espaços e como a nossa equipe é muito rápida do meio para frente, acabamos aproveitando", apontou o centroavante.

O meia Rafael Gava já havia citado, após a vitória de 3 a 1 diante do Juventude, que os bons gramados encontrados pelo clube têm colaborado com os resultados positivos fora de casa. A Fundação de Esportes de Londrina promete realizar a troca do gramado do Café após a participação do LEC na Série C. A licitação pública já foi realizada e a empresa Grasstecno, de Colombo, venceu a concorrência e vai realizar a obra por R$ 414 mil.

Na chave do Londrina, o Juventude tem 55% de aproveitamento e o Brasil, 50%, em jogos fora de casa. No grupo A, o Vila Nova tem 53%, o ASA de Arapiraca, 50%, e o América-RN, apenas 22%.

Nas seis rodadas finais da primeira fase, o Londrina vai atuar ainda como visitante contra o Tombense, Guaratinguetá e Madureira. No Café, além do Tupi recebe os gaúchos Brasil e Caxias. "Precisamos manter a mesma entrega e a obediência tática. O pessoal da frente tem agido com muita solidariedade na questão da marcação e obedecido o que pede o treinador", ressaltou Silvio.

O elenco do Londrina se reapresenta na manhã desta terça-feira e começa a preparação para o confronto contra o Tombense, sábado, às 18h30, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé. O meia Rafael Gava e o volante Bidía, suspensos, são desfalques certos em Minas Gerais.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2