[Fechar]

Últimas notícias

Justiça interdita cadeia de Ibiporã

O Comitê Estadual de Transferência de Presos (Cotransp) tem 30 dias para realocar presos excedentes que se encontram na Cadeia da Delegacia de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). A medida faz parte da interdição parcial do local, determinada ontem pela Justiça. O pedido partiu do Ministério Público e foi acatado pela juíza Camila Covolo de Carvalho, da Vara Criminal.

A cadeia de Ibiporã tem capacidade para 36 pessoas, mas abriga 150 no total – 130 homens e 20 mulheres. Com a determinação judicial, a unidade não deverá abrigar mais do que 65 homens e 25 mulheres.

Segundo o delegado Roberto Fernandes de Lima, a situação em que se encontra o espaço é precária. Há presos dormindo nas celas e nos corredores da prisão. Pelo menos 49 detentos já foram condenados e deveriam estar cumprindo a pena em penitenciárias. Deste total, cinco são mulheres. "A superlotação nos gera ainda problemas de insalubridade, faz aumentar o número de atendimentos médicos, revistas de objetos, pede uma estrutura maior de funcionários, além de aumentar o risco de fuga e conflitos", avaliou Lima.

Além de transferir os detentos excedentes, o Cotransp tem dez dias para informar para onde serão encaminhadas pessoas detidas futuramente em Ibiporã. Uma reunião com o comitê e representantes da delegacia deve discutir a questão nos próximos dias.
Antoniele Luciano
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2