[Fechar]

Últimas notícias

Londrinenses disputam Brasileiro de Subbuteo

Modalidade é semelhante ao futebol de mesa; competição será realizada no fim de semana no Rio de Janeiro

Ricardo Chicarelli
Campeão sul-americano, Rony Suzuki (à dir.) terá o jovem Vítor Martins como parceiro no Fênix
Três atletas da equipe londrinense Fênix Futebol de Mesa participam neste fim de semana do 3º Campeonato Brasileiro de Subbuteo, no Rio de Janeiro, que deve reunir pelo menos 16 jogadores. A modalidade, semelhante ao futebol de mesa, surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil em 2009, mas se popularizou a partir de 2012 quando foi incorporada à Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

O subbuteo é formado por duas equipes com 11 jogadores cada – figuras de plástico anexada em uma base de resina – e jogada em uma mesa de vinil emborrachada, para facilitar o movimento das peças. "A diferença para o futebol de mesa é que o número de toques é ilimitado e a defesa também pode se movimentar para dificultar o adversário", explicou Rony Suzuki, jogador e coordenador da modalidade em Londrina.

Suzuki vai para o seu terceiro campeonato nacional. Em 2013, a competição foi disputada em Londrina e o Fênix foi vice-campeão por equipes. Em 2014, Rony foi vice brasileiro e campeão sul-americano, no individual. "O que me atrai no subbuteo é a questão visual dos times e por ser muito parecido com o futebol. É uma disputa muito dinâmica e que exige estratégia", ressaltou o atleta, que costuma confeccionar os seus próprios times.

Além de Suzuki, os outros dois representantes da cidade serão Ednílson Gaffo, atual campeão brasileiro, e Vítor Martins, de 13 anos. O mais novo da equipe começou a jogar o subbuteo há dois anos. Atualmente, ele se divide entre o subbuteo e o futebol de mesa, mas já tem a sua preferência. "Hoje, já prefiro o subbuteo, que é mais interativo", resume.



Sobre a competição, o garoto prevê muitas dificuldades. "O campeonato deve ser muito difícil e têm adversários fortes. Mas, vou confiante em trazer um bom resultado", prometeu Vítor, que em 2013 terminou na terceira colocação do Brasileiro.

De acordo com Suzuki, a principal equipe do país é o Vasco, pioneiro da modalidade no Brasil. "Estamos em um bom nível e por isso a expectativa é boa. Mas, vai ser difícil brigar pelo título por equipes, já que vamos com o número mínimo de participantes", revelou. Após o Nacional, os londrinenses vão para a disputa do 6º Campeonato Sul-Americano, que será em Curitiba, nos dias 6, 7 e 8 de outubro. A Argentina possuiu três títulos contra dois do Brasil.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2