[Fechar]

Últimas notícias

Morcegos gigantes, com mais de um metro, correm o risco de desaparecer

GLOBO.COM

Com a derrubada de florestas, os morcegos gigantes estão formando colônias nas cidades australianas. E agora estão ameaçados de extinção.

No Brasil, é muito comum a gente encontrar morcegos nas grandes cidades. Mas nada se compara a essas nuvens de milhares de morcegos gigantescos que invadiram Sidney, na Austrália.
Eles são tão grandes que ficaram conhecidos como "raposas voadoras". Essa quantidade absurda de morcegos é a prova de mais um desequilíbrio ecológico provocado pelo homem.
Sidney, a maior metrópole da Oceania. Cinco milhões de habitantes, e cheia de parques que abrigam as coloridas aves australianas. Mas o visitante desavisado nem desconfia que lá no alto das árvores, o que parecem estranhos frutos são criaturas da noite em suas horas de descanso. Morcegos gigantes.
Tão grandes que, quando os ingleses chegaram lá, pensaram que eram raposas com asas. O nome pegou: raposas voadoras. Pesam um quilo e medem mais de um metro de ponta a ponta das asas. Só na região de Sidney são mais de 200 mil. Mas ninguém precisa ter medo de vampiros. Estes morcegos gostam é de flores de eucaliptos, e de frutas.
Tim Pearson conhece pelo nome cada um dos morcegos de um abrigo para animais acidentados.
“A Pegsy perdeu a ponta das asas e não pode voar”, conta Tim Pearson.
A maioria se feriu com choque elétrico, tentando se pendurar em cabos de energia. Por isso não pode voltar à vida livre.
É possível ficar na jaula desde que não toque nos animais.
Os bichos curiosos estão fascinados pela câmera do repórter Paulo Zero. Tim não só se comunica com esses bichos. Ele estuda a linguagem deles. Um sistema complexo de sons que emitem nos fins de tarde, quando estão acordando e socializando entre eles. Muitas vezes, Tim faz as observações na varanda de Jocelyn Chenu. A mata nos fundos da casa dela foi tomada por um grupo de 10 mil morcegos.
Jocelyn Chenu: Passo horas na janela da cozinha vendo o que eles fazem. Às vezes eles estão quietos. Durante a temporada de reprodução, ficam super barulhentos. Tem muita briga territorial o tempo todo.
Fantástico: Como é para você, viver tão perto deles?
Jocelyn Chenu: Sou uma pessoa que se interessa por todo tipo de vida selvagem. Faz parte da natureza. Não me incomoda.
Os morcegos são migratórios. Mas, com a derrubada de florestas, estão formando colônias nas cidades.
“Apesar dessa quantidade enorme nas cidades, as raposas voadoras são considerados animais ameaçados de extinção. Na verdade, o número deles está caindo”, diz Tim Pearson.
Eles ficam na cidade porque lá, com a introdução de novas espécies de flores e frutas, encontram comida o ano todo.
Tim faz a Pegsy abrir as asas para mostrar onde ficam as mamas. De perto a gente percebe como eles têm cinco dedos nas mãos e nos pés. As asas são membranas finas entre os dedos da mão.
E é do poder dessas asas que depende a saúde das florestas do leste da Austrália. Com o simples ato de se alimentar, os morcegos semeiam e polinizam as plantas.
“A comida preferida deles é a flor de eucalipto. Eles lambem o néctar. E o pelo fica cheio de pólen. Como voam até 50 quilômetros numa só noite, são polinizadores muito eficientes”, explica Tim Pearson.
A noite está chegando. As raposas voadoras começam sua movimentação.  O sol se põe e eles partem. Em vários pontos da cidade, nuvens de morcegos cortam o céu. Esta espécie não tem ecolocalizador, como outros morcegos. Mas tem olhos que veem no escuro e um olfato extremamente apurado.
A cena, tão comum em filmes de terror, é uma garantia de vida. Enquanto os morcegos estiverem por perto, estão ajudando as florestas e toda a vida que elas sustentam.
UA-102978914-2