[Fechar]

Últimas notícias

Paraná comemora título inédito no Brasileiro de basquete

Paraná comemora título inédito no Brasileiro de basquete

William Lucas/Inovafoto/CBB/Divulgação
Seleção paranaense conta com quatro atletas de Londrina e o técnico Bruno Lopes
O sábado, dia 15, entrou para história do basquete masculino de base do Paraná. A equipe sub-15 conquistou o inédito título do Campeonato Brasileiro ao vencer São Paulo na final, disputada no ginásio do Clube Militar, em Curitiba.

Até então, o estado possuía apenas uma título nacional de base, mas no feminino. O Brasileiro teve a participação de 10 seleções na primeira divisão. O Paraná chegou ao título com uma campanha de cinco vitórias e uma derrota. Na semifinal, passou por Minas Gerais e na decisão ganhou dos paulistas, para quem havia perdido na fase classificatória, por 64 a 60. "A meta inicial era conquistar uma medalha e tentar ficar à frente de São Paulo, Minas ou Rio. Mas, o grupo sentiu que dava para ir mais longe e estão todos de parabéns", frisou o técnico londrinense Bruno Lopes.

Entre os dez atletas convocados, quatro são de Londrina. O armador João Ferruzi, o ala/pivô André Abudi e os pivôs Jamil Sacca e João Marcelo, filho do ex-pivô de Londrina, Mãozão.

Para o treinador, o título coroa uma geração vitoriosa, que tem como base os jogadores de Londrina. "Esses meninos são campeões paranaenses há quatro anos, nas categorias 12, 13, 14 e 15 anos. Muitos trabalham comigo desde o sub-13", ressaltou. "O grande mérito para o título foi o planejamento. A Federação Paranaense entendeu isso e nos deu condições de trabalhar com estes meninos nos últimos três anos".

Bruno Lopes também considera o título brasileiro o principal da sua carreira de treinador. Ele já havia comandada a seleção sub-15 em 2014 e a sub-17, em 2013. "É o sonho de consumo de qualquer treinador de base do Paraná. A competição é muito difícil e todos sabem da força que o basquete de São Paulo tem".

Os atletas londrinenses integram a equipe do LEC/APVE, que disputa o Campeonato Paranaense e defende o tricampeonato estadual. No mês passado, o time foi tetracampeão da Taça Paraná. "Muitos têm condições de se tornarem atletas profissionais. E isso vai de acordo com a meta estabelecida quando iniciamos este novo projeto para que esses meninos integrem o time principal daqui a dois, três anos", finalizou Lopes.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2