[Fechar]

Últimas notícias

PM comemora aniversário com passeio ciclístico

Atividade reuniu pais e filhos na manhã de ontem no entorno do Lago Igapó

Fotos: Rei Santos
Pedalada reuniu participantes de todas as idades, que percorreram 7 km entre a Avenida Higienópolis e a Rua Prefeito Faria Lima
José e Tereza Fontoura trocaram a tradicional caminhada pela bike: "A iniciativa é bacana porque incentiva essa aproximação da polícia com a comunidade"
Londrina – Dezenas de pessoas aproveitaram a manhã de ontem para participar do 1º Passeio Ciclístico promovido pelo 5º Batalhão de Polícia Militar no Lago Igapó. A atividade foi organizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval). O evento foi incluído no calendário de comemorações dos 161 anos da Polícia Militar.

O dia ensolarado e convidativo para um passeio ao ar livre atraiu pais e filhos para o entorno do lago. O dentista Eduardo Antônio Vicentini levou a pequena Ana Clara, de 5 anos. "Pedalo em dois grupos de ciclistas e hoje, Dia dos Pais, trouxe minha filha comigo. O aniversário da polícia precisa ser comemorado. Para mim, PMs e professores precisam ser mais valorizados em todos os sentidos", defende.

As famílias se concentraram no aterro do Lago Igapó, próximo a rotatória entre as avenidas Ayrton Senna e Maringá. Antes da partida, os inscritos se reuniram para uma rápida aula de alongamento. Parte da corporação garantiu a segurança do evento com o apoio de fiscais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Um dos funcionários da companhia aproveitou o dia de folga para pedalar com o filho. "Sempre pedalo em família, mas costumo fazer mais trilhas na área rural mesmo. É importante que a cidade tenha mais eventos como esse para incentivar novos ciclistas, ainda mais agora que se tem investido cada vez mais em ciclovias", ressalta Carlos Eduardo Ribeiro ao lado do Eduardo, de apenas 2 anos.

A pedalada reuniu participantes de todas as idades. O aposentado Clóvis Matsubara, de 68 anos, ficou animado com a programação. "Eu soube pelo jornal. Costumo dar dez voltas no lago todos os domingos e hoje resolvi passear junto com o pessoal. Vai ser legal", disse pouco antes do início do evento. O casal Tereza e José Fontoura trocaram a tradicional caminhada pela bike. "A iniciativa é bacana porque incentiva essa aproximação da polícia com a comunidade", avalia o policial civil aposentado. Quem sonha em ser PM também participou da atividade. "Eu quero ser policial. Quero ajudar a comunidade também. Eles me ajudaram muito. Fiquei mais esperto na escola", resume o adolescente Jonas Michel Ramos, de 15, que frequenta aulas de reforço escolar no projeto Cidadão Mirim conduzido pela Polícia Militar.

Com adesão abaixo do esperado, os organizadores do evento reduziram o percurso de 10 km para 7 km entre a Avenida Higienópolis e a Rua Prefeito Faria Lima. "Além do aniversário, o nosso objetivo foi difundir a prática de atividades físicas que é tão importante para a saúde. Nessa semana, fizemos torneio de tiro, competição de futebol suíço, entre outros. O nosso desejo era envolver a comunidade. Nesse ano, em termos de estrutura, tivemos redução de vários crimes, implantamos e reforçamos o policiamento, temos algumas situações pontuais que precisam ser melhoradas, mas, no geral, vejo como positiva a atuação do batalhão nesse primeiro semestre", avalia o comandante do 5º Batalhão, tenente coronel José Luiz de Oliveira.

Ao final do passeio, os organizadores recolheram materiais descartáveis e outros resíduos que estavam no aterro do lago. Segundo a PM, pouco mais de 70 pessoas preencheram a inscrição para participar do evento e doaram dezenas de pacotes de fraldas geriátricas. Os produtos arrecadados serão repassados para instituições assistenciais de Londrina.

LUTO OFICIAL
O Comando Geral da Polícia Militar do Paraná decretou luto oficial pela morte do soldado Abrão Kanclarovicz, baleado em uma troca de tiros na BR-153, na região de Mallet (a 68 km de União da Vitória). O soldado de 37 anos prestava apoio a uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que estava na rodovia para atender a um acidente registrado na tarde de sábado. Os policiais deram ordem de parada a uma caminhonete Toyota Hilux e a um Honda Civic. No entanto, os condutores fugiram e seguiram para a área rural. Após troca de tiros, dois homens que estavam na caminhonete, um de 35 e outro de 43 anos, morreram no local. Outros quatro rapazes fugiram. Kanclarovicz e outro policial foram baleados. No entanto, o primeiro não resistiu aos ferimentos. Em razão da morte do policial, o desfile no 5º Batalhão da PM programado para a manhã de hoje foi suspenso. Ainda não foi agendada nova data para o encerramento das comemorações.
Viviani Costa
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2