[Fechar]

Últimas notícias

PMDB e PSDB definem estratégias de olho em 201

Curitiba – O PMDB e o PSDB do Paraná reuniram ontem seus principais nomes, em Curitiba, para iniciar os preparativos para as eleições de 2016 e 2018. Os encontros estaduais das legendas aconteceram a 160 metros de distância, no Hotel Pestana e na Sociedade Thalia, respectivamente. O senador Roberto Requião (PMDB) e o governador Beto Richa (PSDB) foram as "estrelas" das cerimônias. Prefeitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, assessores, militantes e simpatizantes participaram das discussões.

Como de costume, Requião teceu pesadas críticas a Beto, que segundo ele está envolvido em um "inesgotável esquema de corrupção", investigado pelas operações Voldemort e Publicano. "O PMDB é o partido que sai incólume deste processo. É a esperança de reorganização do Paraná", afirmou, acrescentando que a sigla deve lançar candidatos nos 399 municípios do Estado no próximo pleito. Um dos nomes já ventilados para a Prefeitura de Curitiba é o de Requião Filho.

O peemedebista também se disse contrário à Agenda Brasil, proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e pelos ministros da área econômica como forma de o País superar a crise. "É um retrocesso, a volta àquele esquema de privatizações, de dependentismo do Fernando Henrique Cardoso. Eles esqueceram que o Fernando saiu do governo completamente desmoralizado e com uma popularidade destroçada." O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, que discursaria na abertura do evento, não compareceu. Nos bastidores, a informação era de que a presidente Dilma Rousseff (PT) havia convocado todo o primeiro escalão para uma reunião em Brasília.

A meta do PSDB também é ter candidatos a prefeito ou vice em todos os municípios do Paraná para 2016. Para o presidente do partido no Estado, deputado Ademar Traiano, o objetivo é eleger ao menos cem prefeitos. Hoje, o partido tem 76. "Se não tivermos uma candidatura a prefeito ou vice, nós não vamos constituir uma boa chapa de vereadores." Traiano acredita que com as filiações que estão sendo feitas agora 20 prefeitos devam ingressar no PSDB.

Segundo ele, a meta é ter candidato próprio em Curitiba e Londrina. "Se não tivermos a candidatura própria em Londrina, vamos buscar a alternativa de termos um vice." Entre os possíveis nomes para a prefeitura de Curitiba Traiano citou o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, e o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns. Para Londrina, uma das possibilidades é o deputado federal Luiz Carlos Hauly.

Hauly disse que além dele, há outros nomes, como do seu filho Luiz Renato Hauly, o pastor Gerson Araújo e o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto. "Colocamos nossos nomes e também estamos de braços abertos para um entendimento com o prefeito Alexandre Kireeff, que ainda não decidiu se será candidato ou não."
Andréa Bertoldi e Mariana Franco Ramos
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2