[Fechar]

Últimas notícias

Polícia começa a desafogar distritos policiais

20 presos do 4º e 5º DPs serão levados para Casa de Custódia de Londrina

Lis Sayuri
Há dez dias, 64 presos fugiram do 4o Distrito Policial, unidade com capacidade para 24 detentos e que abrigava 120
Vinte presos do 4º e 5º distritos policiais de Londrina deverão ser transferidos hoje para a Casa de Custódia de Londrina (CCL). O remanejamento é uma ação da Polícia Civil, que tem como objetivo desafogar os distritos policiais da cidade, que estão superlotados e vivem sob constantes ameaças de fugas. Outros 20 detentos dos mesmos distritos já haviam sido levados à CCL na última segunda-feira.

Os presos que passam a ocupar as celas da Casa de Custódia vão ocupar as vagas de 18 detentos que foram transferidos da CCL, ontem pela manhã, para a Colônia Penal Agrícola de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Dez deles saíram da Casa de Custódia e o restante da unidade 1 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL).

"É um conjunto de ações que estão sendo feitas na visualização do esvaziamento das delegacias. Várias medidas estão sendo tomadas e uma delas foi transferir esses 18 presos do semiaberto, e que estavam no fechado por questões de segurança, para Curitiba. É todo um remanejamento que está sendo feito", informou o diretor do Departamento de Execuções Penais (Depen), Luiz Alberto Cartaxo.

Segundo a direção da CCL, 55 vagas foram abertas para presos que estão nos distritos, cumprindo uma determinação do comando do Depen. Segundo o delegado-chefe da Polícia Civil de Londrina, Sebastião Ramos dos Santos Neto, novas transferências podem ocorrer nos próximos meses. "Mas essa programação vai depender de reuniões e do planejamento da Vara de Execução Penal (VEP), que é quem determina essas transferências", apontou. Segundo Cartaxo, a meta é retirar dos distritos entre 60 e 70 presos e colocá-los no sistema penitenciário. "Estamos trabalhando para abrir vagas e é um trabalho contínuo", garantiu. Com a chegada dos novos presos hoje, a Casa de Custódia de Londrina passa a ter 491 detentos. A capacidade máxima da unidade é de 288 vagas.

Há dez dias, 64 presos fugiram do 4º Distrito Policial, unidade com capacidade para 24 detentos e que abrigava 120. Segundo a Polícia Civil, mais dois fugitivos foram encontrados ontem, contabilizando 36 recapturados. Outros 28 seguem foragidos, entre eles o líder da fuga, Jean Marcel Dias.

No dia 21 de julho, detentos do 5º DP, revoltados com a superlotação, ameaçaram explodir o local com um artefato parecido com uma dinamite. A situação é crítica também no 3º DP – distrito feminino – que tem capacidade para 36, mas abriga atualmente 75 presas.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA

UA-102978914-2