[Fechar]

Últimas notícias

Programa A União Faz a Vida comemora 20 anos




Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi contribui para a educação integral de crianças e adolescentes, com base nos princípios da cooperação e da cidadania
O Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, completa 20 anos em 2015, seguindo o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
O Programa foi desenvolvido, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.
As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa. Com a participação de educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem. E começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.
Em 2014, o Programa esteve presente em 221 cidades de seis estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso),  contou  com 15.521 educadores em 1.237 escolas e atingiu 192.298 mil crianças e adolescentes. No primeiro semestre de 2015, ocorreu a expansão do Programa para o Mato Grosso do Sul. Até o final do ano, está prevista a implantação em 59 novos municípios brasileiros.
Em nossa região, a Sicredi Paranapanema PR/SP desenvolve o programa em 3 municípios. Em Itambaracá o trabalho acontece desde 2007 com a participação de mais de 700 alunos e aproximadamente 80 educadores. Em Nova América da Colina desde 2013 com 400 alunos e 30 professores, e em Bandeirantes, através de uma parceria com o colégio SESI, envolve mais de 100 alunos e 15 educadores. A cooperativa tem um planejamento de expansão do programa, inclusive para o estado de São Paulo.
Para participar do Programa A União Faz a Vida, as prefeituras, por meio das secretarias de educação, devem entrar em contato com a cooperativa Sicredi da sua cidade.
As  iniciativas  são compartilhadas na página do Programa A União Faz a Vida no Facebook (www.facebook.com/auniaofazavida ) e no site www.auniaofazavida.com.br
Formação dos educadores
O Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.
Acreditadores
Para celebrar os 20 anos do Programa, o Sicredi lançou a campanha “Acreditadores”. Com o tema “Além de pais, professores e alunos, somos Acreditadores”, as peças destacam que educar é mais do que levar uma criança para a escola, do que mostrar o que está nos livros. 
Este movimento do Sicredi é um convite para que todos acreditem na educação cooperativa como o caminho para construção de um mundo melhor. Junto com pais, alunos, professores e comunidades, a instituição desenvolve o Programa A União Faz a Vida há 20 anos, porque acredita em uma forma de aprender e ensinar que resgata valores como respeito, diálogo, justiça, empreendedorismo e solidariedade: a educação cooperativa.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.360 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 96 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Mais informações estão disponíveis no site - sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
UA-102978914-2