[Fechar]

Últimas notícias

Santo Antônio da Platina comemora 101 anos

Histórias de sucesso de moradores confirmam potencial de desenvolvimento do município. Prefeitura organiza programação festiva

Sérgio Ranalli
Neste dia 20 de agosto a "Cidade Joia" comemora sua história e desenvolvimento com seus mais de 42 mil moradores
Santo Antônio da Platina - Terra de gente acolhedora e de muita garra, que aqui fixou suas raízes para transformar-se de pequena cidade do interior ao maior município do Norte Pioneiro do Paraná. Esta é Santo Antônio da Platina, cidade onde a agricultura, saúde e o comércio fazem pulsar a economia local e de toda uma região. Neste dia 20 de agosto a "Cidade Joia" comemora 101 anos de história e, como num virar de página, lá se foi mais um capítulo! Mas o que almejam os mais de 42 mil moradores para o futuro? Entre as mais diversas opiniões, um panorama que revela o mesmo desejo por todos os cidadãos: mais progresso e desenvolvimento.

No campo, o aposentado Benedito Sales, 76, que até hoje ainda reside na mesma casa em uma propriedade na área rural do município construiu sua história e viu a cidade se desenvolver. "Quando cheguei em Santo Antônio da Platina, na década de 1950, havia apenas duas ruas e uma avenida de terra onde se concentravam as poucas casas e o comércio da cidade. Era tudo muito singelo e as pessoas tinham muitas dificuldades, porém, os moradores desde então já demonstravam o desejo de transformar o pequeno vilarejo em uma grande cidade", conta emocionado. Sales continua seu relato dizendo que sempre trabalhou no campo, mas "graças a Deus, tudo que produzia no sítio eu vendia de porta em porta para sustentar minha família". "A vida não era fácil, mas quando pensava em traçar novos caminhos algo me dizia que as coisas iriam melhorar e que eu deveria acreditar no desenvolvimento desta cidade". E o pressentimento de Sales estava certo. "Com o passar dos anos tudo foi melhorando e eu consegui construir minha vida por aqui mesmo. Criei meus filhos, todos os quatro são platinenses e, como eu, continuam dando a sua contribuição para o progresso que um dia vi se iniciar", conclui orgulhoso.

Em um pequeno cômodo improvisado na casa e com apenas duas máquinas de costura, a família o empresário Cristiano Ferreira Coelho enxergou na confecção a oportunidade de um dia abrir a própria empresa e gerar oportunidade de emprego à população. Após 19 anos, a Baby Duck ocupa hoje posição de destaque na economia da cidade, projetando a cada dia seu crescimento. "Encontramos na produção de roupa infantil o nicho de mercado que pudesse, talvez, um dia nos oferecer condições de abrir a nossa empresa. Iniciamos o negócio com apenas dois funcionários e muita vontade de vencer na vida. E deu certo! Hoje a empresa conta com 100 funcionários que trabalham em turnos alternados para poder atendermos o mercado em todo o País", comemora.

O sucesso da empresa, como revela, tem despertado o interesse de outros municípios. "Por várias vezes fomos assediados por gestores de outras cidades para deixarmos Santo Antônio da Platina.

Mas foi aqui que tudo começou e aqui iremos permanecer. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais os negócios de dar oportunidades de emprego a quem precisa trabalhar. Desta é forma estaremos retribuindo tudo que conquistamos até aqui, valorizando os platinenses", garante o empresário.

Para o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), Santo Antônio da Platina vivencia um avanço jamais visto em sua história, porém, ele reconhece que o município sempre demonstrou potencial para se desenvolver. "Hoje Santo Antônio da Platina é referência para todas as cidades da região. Temos aqui o maior centro medico e comercial do Norte Pioneiro. Além disto, nossa agricultura também é referência em vários segmentos", lista ele dizendo que oferecer mais qualidade de vida aos platinenses faz parte de sua proposta de gestão.

"Estamos executando vários projetos pensando justamente na vida da nossa população no futuro. Acessibilidade, infraestrutura, iluminação pública, melhores condições em nas estradas rurais para a escoação das safras, leite e o comércio de animais, e a tão almejada conclusão do parque industrial para fomentar ainda mais a nossa economia. Santo Antônio é uma cidade que sempre caminhou com as próprias pernas e, com pessoas bem intencionadas, o progresso certamente irá continuar", avaliou.

COMEMORAÇÃO
Para celebrar o aniversário de 101 anos de Santo Antônio da Platina a prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, organiza para amanhã uma festa no Parque de Exposição Alicio Dias dos Reis. O evento ocorrerá durante todo o dia com várias atrações. O momento mais esperado terá início às 19 horas com os shows do cantor gospel André Valadão e da dupla sertaneja Carreiro e Capataz.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2