[Fechar]

Últimas notícias

Santuário de Ibaiti reabre aos fiéis depois de um ano e meio fechado

Reforma custou R$ 850 mil
clique para aumentarSantuário de Ibaiti reabre aos fiéis depois de um ano e meio fechado
  • Santuário de Ibaiti reabre aos fiéis depois de um ano e meio fechado
O Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus voltou a ser frequentado pelos fiéis do Norte Pioneiro. A igreja localizada em Ibaiti ficou um ano e meio fechada para uma reforma que custou cerca de R$ 850 mil. Segundo a paróquia, o templo é um dos cartões-postais do município por ostentar uma torre com 60 metros de altura.
A igreja faz parte da “Rota do Rosário”, que é um destino turístico criado em parceria entre a diocese de Jacarezinho, no norte, e a Paraná Turismo, ligada ao Governo do Paraná. A rota integra 15 imóveis, entre igrejas, museu sacro e santuários do norte pioneiro.
Segundo o pároco e reitor do santuário de Ibaiti, Anderson Marchiori, a reforma da igreja consolida o imóvel como um ponto turístico. O prédio tem quase 70 anos. A reforma, concluída em junho, foi a primeira grande intervenção no imóvel. A obra durou um ano e meio. Durante o período, os paroquianos usaram apenas o salão da igreja para as missas e outras celebrações.
Houve melhorias no forro, no sistema de som, nos bancos e na pintura das paredes, além do pastilhamento do altar e a restauração de seis imagens sacras. O dinheiro da reforma, segundo o pároco, foi obtido por meio de arrecadação de donativos e campanhas entre os paroquianos, segundo garante.
“Nós mantemos as características do santuário, que não é tombado, mas tem um estilo românico e gótico, como o das catedrais da Europa”, afirma o pároco.
Marchiori não tem uma estimativa do número de visitantes ao santuário, mas acrescenta que os roteiros turísticos da "Rota do Rosário", no norte pioneiro, recebem 650 mil pessoas por ano.
O turismo religioso, conforme o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, é uma prioridade da pasta. “A ideia é fazer o turismo religioso do Paraná uma referência”, afirma. Ele relata que a parceria está aberta a outras religiões. "Começamos com a 'Rota do Rosário' porque a diocese entrou em contato conosco primeiro, mas estamos abertos a todas as religiões", diz.
Segundo ele, estão sendo organizados seminários, em parceria com a Pastoral do Turismo e a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio) para fortalecer o setor(Texto:Gizele Silva/Foto aérea: Jsdrones).
FONTE - NP DIARIO
UA-102978914-2