[Fechar]

Últimas notícias

Servidores do INSS decidem em assembleia manter a greve no Paraná

Categoria se reuniu na tarde desta terça-feira (4), em Curitiba.
Greve começou dia 7 de julho; a maioria das agência está fechada.

Do G1 PR
  •  
Agências ficarão fechadas durante a greve, segundo o sindicato  (Foto: Luiza Vaz / RPC)Greve dos servidores começou no dia 7 de julho
(Foto: Luiza Vaz / RPC)
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram em assembleia, na tarde desta terça-feira (4), manter a greve no Paraná, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs-PR). A paralisação começou no dia 7 de julho.
Os servidores de carreira pedem reajuste salarial de 27%, realização de concurso público, fim do assédio moral, incorporação das gratificações, entre outros. O governo, por sua vez, oferece 21,3%, parcelado em quatro anos.
Segundo o Sindprevs-PR, a assembleia desta terça reuniu 250 servidores de todo o estado. Além da continuidade da paralisação, eles decidiram que na quinta-feira (6) todas as agências do estado ficarão fechadas. Na sexta-feira (7), um ato de protesto deve ocorrer em Brasília.
Das 74 agêncidas do estado, apenas seis atenderam nesta terça. As agências que ficaram abertas foram de Palmas e Pinhão, no centro-sul; Colombo e Itaperuçu, na Região Metropolitana da capital paranaense; Telêmaco Borba e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Por meio de nota, o
 INSS já havia se pronunciado anteriormente que estabelece uma relação de diálogo com os funcionários e que reconhece a importância da categoria na garantia dos direitos dos segurados. Além disso, o Instituto declarou que mantém as portas abertas para que seja encontrada uma solução que contemple os interesses de todos.
No Paraná, são aproximadamente dois mil servidores que fazem cerca de 3,5 mil atendimentos diariamente. O sindicato não soube informar quantas pessoas deixam de ser atendidas por dia devido à greve.
Remarcações
Os segurados que têm agendamento marcado para o período de greve devem remarcar a data. Isso é feito na própria agência do INSS e a data poderá ser confirmar pelo telefone 135.
Em Curitiba, perícias médicas estão sendo realizadas normalmente  (Foto: Luiza Vaz / RPC)Quem tem agendamento marcado deve remarcar a data nas agências do INSS (Foto: Luiza Vaz / RPC)
UA-102978914-2