[Fechar]

Últimas notícias

500 Milhas de Londrina desafiam pilotos e equipes

Mais de 30 carros participação da 24ª edição da tradicional prova; largada está marcada para as 16 horas, com entrada franca

Gina Mardones
Os charmosos Fuscas serão uma das atrações nas 500 Milhas

A 24ª edição das 500 Milhas de Londrina agita o Autódromo Internacional Ayrton Senna neste sábado. Mais de 30 carros vão dividir o grid de uma das provas mais tradicionais do automobilismo nacional. A largada está prevista para as 16 horas e a corrida terá 263 voltas e mais de seis horas de duração.
Provas longas são um desafio para pilotos e equipes. Até mesmo quem tem muita experiência sofre com as dificuldades. O gaúcho Tiel Andrade disputa provas de longa duração desde 1999 e já conquistou três vezes as 12 horas de Tarumã, tradicional também no automobilismo brasileiro. Pela primeira vez nas 500 milhas, o piloto da equipe MC Tubarão destacou as características da pista londrinense como um obstáculo a ser vencido.
"Os carros sofrem muito aqui. Por ser uma pista travada, se exige demais dos freios e suspensão. Em provas deste tipo, você tem que superar o cansaço e ter sorte. E tem ainda a questão do período noturno, onde a visibilidade cai bastante", frisou Andrade, que vai andar ao lado do paulista Paulo Souza. Eles utilizarão um protótipo de fabricação própria com motor Ford Duratec Turbo.

O trabalho das equipes também é fundamental para conseguir completar a prova. "Você trabalha com pilotos que não estão em atividade na categoria e por isso não é fácil a adaptação do carro. O importante é suportar bem o desgaste e nas duas últimas horas acelerar", indicou o dono de equipe e piloto, César Bonilha. Cesinha, campeão das 500 Milhas em 2006 e 2008, vai correr ao lado de Marcelo Di Tripa e André Jacob em um protótipo 2.0, da categoria 3. "Não é um carro tão rápido, mas é bastante confiável. Estamos otimistas".
A programação neste sábado começa a partir das 9h30. E como atração haverá ainda uma etapa da Classic Cup, prova que tem a participação de carros clássicos dos anos 1960, 1970 e 1980, além de uma etapa do Regional Paranaense de Endurance. Não haverá cobrança de ingressos e o público poderá acessar ainda a área do paddock e aproveitar um festival de Food-Truck. As 500 Milhas de Londrina têm o apoio do Grupo Folha de Comunicação.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2