[Fechar]

Últimas notícias

Ao menos 3 tornados atingiram cidade do Paraná, diz pesquisadora

Mais de 7,5 mil pessoas foram atingidas em Marechal Cândido Rondon.
Diâmetro do funil que tocou o chão pode ter sido de 1 Km, diz estudiosa.

Fabiula WurmeisterDo G1 PR
Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, foi atingida por uma “família de tornados” na tarde de quinta-feira (19), não por apenas um, aponta a professora e geógrafa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Karin Hornes. Ainda de acordo com a pesquisadora, ao menos três tornados se uniram próximo ao Centro da cidade, onde foram registrados os maiores estragos. Neste ponto, destaca, ganhou força e estima-se que o diâmetro do funil de vento que tocou o chão chegou a um quilômetro.
“Os tornados não são raros no Paraná. O estado faz parte de um corredor deste tipo de fenômeno no país e no continente. Isto é muito comum. O que acontece agora é que os registros são mais frequentes porque o acesso a telefones celulares com câmeras e máquinas fotográficas é mais fácil”, completou a coordenadora de pesquisas que monitoram o fenômeno na região.
Ainda na quinta-feira, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Hamilton Carvalho explicou que apesar de a estação do Paraná não ter captado o tornado em Marechal Cândido Rondon, foi possível identificar o fenômeno pelas imagens, pela formação de nuvens favoráveis - do tipo funil que tocam o chão -, e pelo registro de ventos e quantidade de chuva.
De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos na cidade passaram dos 115 km/h. E, conforme levantamento da Defesa Civil, mais de 7,5 mil pessoas foram atingidos. Olevantamento indica ainda que 1,5 mil residências e estabelecimentos comerciais foram danificados, principalmente na região sul da cidade. Até o início da tarde, 20 pessoas permaneciam desabrigadas. Tanto o fornecimento de água como o de energia foram prejudicados. A estimativa do município é que os prejuízos passem de R$ 40 milhões.
O governador Beto Richa visitou a região no início da tarde desta sexta-feira.
Ventos fortes também atingiram ao menos 14 cidades de Santa Catarina. Na zona rural de Chapecó, o Inmet confirmou que houve a passagem de um tornado. Segundo o instituto, ainda não é possível determinar a intensidade do fenômeno catarinense. No Rio Grande do Sul, um temporal destruiu uma casa e causou prejuízos para pelo menos 20 famílias.
Para evitar danos ainda maiores, Karin alerta que as pessoas jamais devem se dirigir para o vórtice do tornado – ponto onde a nuvem em funil se aproxima e toca o chão. “As pessoas devem se afastar de árvores e de objetos como vasos, portas e janelas de vidro, por exemplo, e procurar imóveis mais resistentes como os com cobertura de laje, e se proteger nos cantos.”
Após tornado, ruas ficaram cheias de restos de árvores em Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon)Após tornado, ruas ficaram cheias de restos de árvores em Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon)
Doações
Com a destruição de centenas de casas, muitas pessoas perderam móveis e roupas e tiveram que procurar abrigo em outros locais. Órgãos estão organizando campanhas de arrecadação de donativos como água, alimentos, colchões e roupas para os atingidos.
Os donativos podem ser entregues na Casa Cultural junto ao Parque de Exposições. Quem não tiver condições de leva-los até o local pode telefonar para o número (45) 3254-4585, do Rotary Club.
A prefeitura também está disponibilizando espaço no centro de eventos para as empresas que foram afetadas poderem guardar maquinários e produtos. Já quem precisar de ajuda para o corte de árvores ou para a desobstrução de vias públicas, pode ligar para o telefone (45) 3284-3006. O Ecoponto está aberto para receber galhos e entulhos.
Vários galhos de árvores ficaram caídos em rua de Marechal Cândido Rondon  (Foto: Vanessa Mendes)Vários galhos de árvores ficaram caídos em rua de Marechal Cândido Rondon (Foto: Vanessa Mendes)FONTE - GLOBO.COM
UA-102978914-2