[Fechar]

Últimas notícias

Na reta final, SuperBike agita autódromo neste domingo

Penúltima etapa da temporada traz de volta a Londrina a principal competição de motovelocidade do País


O SuperBike Brasil de motovelocidade promete muita emoção e disputas acirradas neste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina. A principal competição de motos do país retorna a cidade para a disputa da sétima e penúltima etapa da temporada. Londrina já havia sido palco da terceira etapa, em julho.
Na reta final da briga pelo título, o torcedor londrinense tem bons motivos para prestigiar o evento. São cinco pilotos da cidade em três categorias diferentes. Diego Faustino lidera a principal categoria da competição, a SuperBike Pro, Juraci Rodrigues "Black" é o primeiro colocado da SuperBike Light e pode ser campeão em casa e os irmãos Gabriel e Matheus correm na Honda Junior Cup. Gabriel é o líder da categoria e Matheus, o oitavo. Outro londrinense que correrá nessa última categoria é Leo Manella.
Faustino espera repetir o resultado da terceira etapa, quando venceu em Londrina e comemorou junto com a galera. "As corridas aqui, até pelas características da pista, são sempre muito equilibradas e sem dúvida este incentivo da torcida faz a diferença para quem corre em casa", frisou o piloto da equipe Honda Mobil.
Apesar de liderar a categoria com 548 pontos, Faustino reconhece que a disputa pelo título está aberta já que outros sete pilotos também somam mais de 500 pontos. O equilíbrio na competição se deve a introdução do "showdown" no regulamento.
O sistema de pontuação é utilizado em várias competições do automobilismo mundial e consiste, no caso do SuperBike, após a sexta etapa, zerar a pontuação dos oito primeiros colocados, que recebem 500 pontos e mais uma pontuação extra de acordo com a classificação do campeonato. O regulamento prevê também que as duas últimas etapas terão pontuação dobrada. Portanto, estão em jogo ainda 104 pontos.
"Essa mudança foi ruim para mim já que eu era o líder isolado, mas deixa o campeonato mais equilibrado e emocionante até o fim", revelou Diego Faustino, que nas seis corridas até aqui conquistou três vitórias e dois segundos lugares com a sua moto de 1000 cilindradas. "Agora é o momento de administrar bem as corridas. Vou lutar para vencer, mas com cuidado já que um erro nesta fase final pode ser fatal".

MULHERES
Londrina será palco pela primeira vez na temporada do SuperBike Brasil de um grid exclusivo para as mulheres. Até então, várias delas competiam em suas categorias juntamente com os homens. O grid feminino contará com motos de 250 a 1000 cilindradas. "Pretendo me divertir muito neste grid feminino. Eu gosto muito desse circuito, que para mim é o melhor do Paraná", afirmou a curitibana Elenara Geraldo, da equipe Kawasaki Ninja ZX-6R.
Os ingressos para o SuperBike Brasil são gratuitos e podem ser retirados nas bilheterias do autódromo. No total, a competição conta com oito categorias e a programação deste domingo começa a partir das 7 horas.
Lucio Flávio Cruz
Reportgem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2