[Fechar]

Últimas notícias

Perdas em Marechal Cândido Rondon ultrapassam R$ 40 mi

Passagem de tornado afetou mais de 31 mil pessoas, deixando 12 feridos e rastro de destruição pela cidade

Orlando Kissner/ANPr
Zona rural da cidade vizinha de Quatro Pontes também foi afetada

Curitiba – A passagem de um tornado em Marechal Cândido Rondon (Oeste), na última quinta-feira, afetou mais de 31 mil pessoas, segundo balanço da Defesa Civil do Paraná, atualizado no final da tarde de ontem. O fenômeno danificou 1,5 mil residências e 200 imóveis de empresas ou logradouros públicos, deixando um rastro de destruição. Pelo menos 12 moradores ficaram feridos, mas nenhum deles em estado grave. A maioria dos atingidos (25,2 mil) sofria ontem com falta de energia elétrica, telefonia e água.
Conforme dados da assessoria de imprensa do município, a prioridade ontem foi fazer o levantamento dos estragos pessoais, públicos e ambientais. O prefeito Moacir Froehlich e o governador Beto Richa (PSDB) estudavam a possibilidade de decretar estado de emergência, como forma de acessar recursos e permitir que os trabalhadores saquem o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reconstruir suas residências. Um levantamento preliminar estimou em R$ 40 milhões os prejuízos causados.

Ao visitar a cidade, Beto autorizou o envio de cinco mil telhas para atender os moradores e comerciantes. Ele também disse que o Executivo estava adquirindo cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza para serem entregues às famílias. Em coletiva de imprensa, contou ainda que recebeu uma ligação da presidente Dilma Rousseff (PT), colocando o governo federal à disposição. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, deve chegar hoje ao município.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tornado se formou a partir da tempestade por volta das 16h15 de anteontem. O fenômeno é provavelmente da categoria F1 - em uma escala que vai de zero a cinco –, com velocidade de até 125 quilômetros por hora. Muitas árvores caíram sobre veículos estacionados nas ruas e estruturas metálicas de vários estabelecimentos desabaram. A zona rural da cidade vizinha de Quatro Pontes também foi afetada, mas não havia registro de danos.

MAIS ESTRAGOS

A operadora Oi montou um plano de ação emergencial para amenizar os estragos em sua rede de telecomunicações na região, entre eles rompimento de fios e cabos por quedas de árvores. Clientes foram orientados a entrar em contato com a empresa para pedido de solicitações, por meio do canal de atendimento 103 14. A companhia anunciou, porém, que priorizava os trabalhos de reparo das redes em hospitais, escolas e outros órgãos públicos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a BR-163, em Toledo, ficou interditada após o tombamento de um caminhão que trafegava no trecho. O veículo ficou atravessado na estrada, de pista simples, e deixou o trânsito interditado em ambos os sentidos. Houve vendaval, ainda, no Oeste de Santa Catarina, onde pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. O tráfego na rodovia SC-283, que liga Chapecó a São Carlos, chegou a ser interrompido.
A chuva atinge o Paraná há uma semana. Até agora, já são oito municípios prejudicados, com 31,8 mil pessoas afetadas, 528 desalojadas e 70 desabrigadas. O tornado foi o terceiro a atingir o Paraná em 2015 – o primeiro aconteceu na região de Francisco Beltrão (Sudoeste), deixando 51 feridos, enquanto o segundo foi em outubro, na cidade de Cafelândia (Oeste). Além de Rondon e Quatro Pontes, sofrem consequência do mau tempo Campo Mourão (28 atingidos), Curitiba (45 mil sem luz), Inácio Martins (55 afetados), Maringá (16), Pranchita e Umuarama (31).
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2