[Fechar]

Últimas notícias

Copel anuncia redução de pelo menos 11,5% na conta de luz no Paraná

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou nesta quarta-feira (23) que a tarifa de energia deve ser reduzida em pelo menos 11,5% a partir de junho. Segundo a Copel, as informações já foram encaminhadas para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que também deve analisar a planilha para fechar o valor definitivo do desconto.
De acordo com a Copel, a redução de encargos e o aumento da produção de energia possibilitaram a revisão da planilha de custos que define o valor da tarifa. O reajuste será definido após análises da Aneel e do Conselho de Consumidores da Copel sobre a mesma planilha. O novo índice deve ser aplicado a partir de 24 de junho.
O reajuste se somará à redução das bandeiras tarifárias determinada pela Aneel. A cobrança extra havia sido aplicada para compensar os gastos no uso de usinas térmicas e dividida em bandeiras.
Na vermelha, que esteve em vigor até janeiro de 2016, havia um acréscimo de $ 4,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em fevereiro foi cobrado um patamar reduzido de taxa adicional, de R$ 3 a taxa adicional, na bandeira vermelha. A bandeira amarela, com R$ 1,50 de taxa adicional entrou em vigor em março, e para abril a previsão é de que a bandeira passe a ser verde – sem cobranças extras.
A Aneel informou que a redução da bandeira tarifária deve representar, na prática, uma redução de 6% na conta de luz.
as bandeiras tarifárias da energia elétrica / VALE  ESTA (Foto: Editoria de Arte/G1)
UA-102978914-2