[Fechar]

Últimas notícias

RIO 2016 - Medalha inédita pode ter Alemanha no caminho


Brasil estreia no dia 4 de agosto no Grupo A; seleção olímpica de futebol pode cruzar com algoz da Copa do Mundo na primeira fase


São Paulo - A Fifa divulgou ontem a divisão dos potes para o torneio de futebol das Olimpíadas do Rio de Janeiro com sorteios dos grupos dos torneios masculino e feminino programados para a próxima quinta-feira, a partir das 10h30, no Maracanã. Cabeça de chave da competição, a seleção brasileira pode enfrentar na primeira fase a Alemanha, Portugal e a Nigéria, campeão olímpica em 1996, quando derrotou o Brasil na semifinal.
De acordo com a divisão estabelecida pela Fifa, a Argentina, o Japão e o México, último campeão olímpico, são os outros cabeças de chave do torneio masculino. Segundo a entidade, a divisão se deu através de um ranking baseado no desempenho das seleções nas últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos.
A competição terá quatro grupos com quatro times cada. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque estarão no pote 2. O pote 3 conta com Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul, enquanto Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha estão no pote quatro.
Assim, a seleção brasileira pode ter um grupo com Nigéria, Portugal ou Suécia e Alemanha. Por outro lado, pode pegar uma chave teoricamente mais fácil com Iraque, Fiji e Argélia. Brasil e Argentina não podem enfrentar a Colômbia, conforme o regulamento do sorteio que não permite o confronto sul-americano na primeira fase.
Como país sede, a seleção estará no Grupo A e tem sua estreia programada para o dia 4 de agosto, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, a equipe jogará novamente em Brasília. A última partida da primeira fase está prevista para jogar na Fonte Nova, em Salvador.
Caso se classifique para as quartas de final na liderança da sua chave, a seleção jogará no dia 13, no Itaquerão. Depois, tanto as semifinais (17 de agosto) como a final (20 de agosto) serão disputadas no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Se for para a disputa da medalha de bronze, a seleção jogará no Mineirão, palco da goleada sofrida para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa do Mundo de 2014.
A seleção brasileira feminina também será cabeça de chave. As outras seleções que estarão no pote 1 são EUA e Alemanha. Para as mulheres, a Fifa usou como critério a última atualização do ranking da entidade. A seleção feminina fará dois jogos no Engenhão: dias 3, às 16h, e 6 de agosto, às 22h. O terceiro confronto está programado para a Arena Amazônia, em Manaus, no dia 9 de agosto, às 21h. Caso lidere sua chave, a equipe fará as quartas de final no Mineirão. Em caso de segundo lugar, jogará na Arena Fonte Nova.

COPA AMÉRICA
A CBF confirmou o amistoso que a seleção brasileira profissional fará às vésperas da Copa América do Centenário, que será disputada em junho, nos Estados Unidos. No dia 29 de maio, o time comandado por Dunga enfrentará o Panamá, no estádio Dick's Sporting Goods Park, em Denver, no Colorado. O jogo terá início às 22h30 (de Brasília). Os jogadores se apresentarão para o início da preparação para a Copa América, provavelmente, em 23 de maio, em Los Angeles.
A estreia na competição será em 4 de junho, em Pasadena, na California, contra o Equador, pelo Grupo B. No dia 8 o rival será o Haiti, em Orlando, e no dia 12 o Peru, nos arredores de Boston.

Folhapress
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2