[Fechar]

Últimas notícias

Ex-prefeito de Ibiporã será diretor da Codel

O ex-prefeito de Ibiporã Nado Ribeirete (PTB) foi confirmado na terça-feira, 27, como novo diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) a partir de janeiro, quando começa o mandato de Marcelo Belinati (PP) à frente da prefeitura. Nado assume com a missão inicial de fazer uma reestruturação na pasta, com corte de cargos comissionados. Há possibilidade de acumular o comando de outros órgãos, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), no embrião do que seria uma secretaria municipal de projetos.

Ele pretende conhecer melhor os projetos em andamento, para dar continuidade ou agilizar os que ainda estão no papel. Também diz que há necessidade de reduzir a burocracia para instalação de empresas ao ouvir empresários e servidores que atuam na área. Ainda, quer fomentar o turismo de negócios com um centro de eventos, porém, tudo isso após dar nova formatação e fazer os cortes necessários na pasta.

O futuro diretor da Codel afirma que pretende criar um conselho consultor voluntário, formado por associações públicas e privadas de classe, para debater ações no setor. "Nada que gere custo. Vamos pedir para que entidades que fazem parte da história do desenvolvimento de Londrina, desde a Sociedade Rural do Paraná, a Associação Comercial e Industrial de Londrina, engenheiros, arquitetos, profissionais que convivem com o dia a dia, para que possam nos ajudar para criar meios de nos desenvolver", diz. "Não vamos fazer assessoria, contratar nada de fora, mas resolver de forma interna. Tenho certeza de que temos grandes funcionários de carreira e a ideia é aproveitar essas pessoas", completa.

Em um segundo momento, Nado pretende começar a fortalecer pequenas e médias empresas que já estão instaladas na cidade, para evitar a saída para outros municípios. Ele diz que o objetivo é crescer com quem já investe em Londrina e não descarta doações de terrenos ou outros benefícios. "Temos de criar alternativas e colocar infraestrutura, mas dentro da lei, de forma criteriosa, para não trazer prejuízos ao município com um terreno travado e sem gerar emprego e renda."

Perfil
Reinaldo Gomes Ribeirete tem 55 anos e é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação em gestão ambiental. Foi presidente do Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati) e hoje atua como empresário na Pedreira Ica e na NBR Construções e Loteamentos, ambas com sede em Ibiporã, cidade da qual foi prefeito de 2001 a 2004.
Fábio Galiotto
Reportagem Local - FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2