[Fechar]

Últimas notícias

PM vai intensificar fiscalização a transportes escolares

Objetivo é verificar todas as determinações impostas pelos órgãos responsáveis para o credenciamento das empresas de transporte escolar


A Polícia Militar deve intensificar a partir desta semana as fiscalizações aos meios de transportes escolares em Santo Antônio da Platina. A medida foi anunciada pelo comando do 2º Batalhão de Jacarezinho após várias denúncias sobre supostas irregularidades, e também poderá ser aplicada em outros municípios da região.

Conforme apurou a reportagem, quase metade da frota cadastrada junto ao Detran atende à rede municipal de ensino. De acordo com a 44ª Ciretran, dos 60 veículos de transporte escolar que operam na cidade 25 prestam serviço para a Prefeitura e, muitos deles, conforme as denúncias à PM, estariam em situação irregular e cometendo graves infrações de trânsito.

O comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Santo Antônio da Platina, capitão Robson Falk Vieira, explica que entre as principais irregularidades apontadas estariam o excesso de passageiros e a falta de assessórios obrigatórios como o cinto de segurança, por exemplo. "Temos informações sobre crianças que estariam sendo transportadas sem o cinto de segurança, e em muitos casos em pé por falta de lugares nos veículos. A grande maioria dos pais não sabe em quais condições os filhos são transportados, e não imaginam os riscos que eles podem estar correndo", alerta.

Ainda de acordo com o oficial, a fiscalização tem por objetivo verificar todas as determinações impostas pelos órgãos responsáveis para o credenciamento das empresas. "Além do número de passageiros e os acessórios e equipamentos de segurança, também serão verificados outros itens como o tacógrafo – que registra os limites de velocidade -, a aplicação de faixas adesivas e refletivas, instalação de lâmpadas especiais, documentações do veículo e do condutor", explica.

O comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar também alerta para as aplicações de multas aos proprietários de veículos que utilizam de forma indevida os espaços destinados aos transportes escolares. "Há placas de sinalização em vários pontos no entorno das escolas para informar aos motoristas que o local é destinado a transportes escolares em horários específicos. Portanto, quem utilizar o estacionamento exclusivo, mesmo que apenas por alguns segundos para deixar os filhos no estabelecimento de ensino será multado", orienta.

O comandante Robson Falk Vieira:
O comandante Robson Falk Vieira: "Maioria dos pais não sabe em quais condições os filhos são transportados, e não imaginam os riscos que podem estar correndo"


Documentação
O chefe da 44ª Circunscrição Regional de Trânsito de Santo Antônio da Platina, Israel Júnior, informou que a vistoria nos veículos de transporte escolar ocorre duas vezes ao ano. Durante o processo de credenciamento realizado pela Prefeitura é exigida a documentação regularizada pelo Departamento de Trânsito, e a inspeção nos veículos que atendem órgãos públicos e privados é de competência da Ciretran.

De acordo com a Polícia Militar, as operações devem ocorrer ao longo do mês de maio em locais e horários aleatórios.

Pais apoiam iniciativa
Os pais de alunos ouvidos pela FOLHA apoiam a iniciativa da Polícia Militar e avaliam que a operação de trânsito deveria ocorrer com maior frequência.
"Infelizmente por conta da correria do dia a dia não temos tempo para fiscalizar em quais condições nossos filhos são transportados diariamente por essas empresas, e esse trabalho da Polícia Militar irá nos tranquilizar", pondera o representante comercial Welington Messias dos Santos.
"Operações como esta deveriam ser mais frequentes e as punições aos proprietários de veículos que descumprem as determinações mais severas, afinal eles estão lidando com vidas de crianças e adolescentes", sugere o mestre de obras Everton Sanches. (L.G.B.)
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2