Adolescente morre após ser baleado por PM em frente a escola em Londrina



Um adolescente de 17 anos morreu no início da noite de quinta-feira (15), após ser baleado por um policial militar, lotado atualmente na 4ª Companhia Independente. O caso aconteceu na Rua Tarciza Kikuti, no Conjunto Cafezal, zona sul de Londrina, bem em frente ao Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera.

A corporação informou que, após ser preso, o policial foi encaminhado ao 5º Batalhão. Um inquérito foi aberto para apurar os motivos pelos quais o tiro foi disparado. Ainda não se sabe, por exemplo, se foi ou não acidental. A Polícia Civil também abriu investigação sobre o caso.

De acordo com o tenente Bruno Franceschet, oficial de comunicação da 4ª Companhia, o policial disse que estava passeando com o cachorro quando notou três jovens consumindo maconha em frente à escola. O PM teria, então, sido xingado pelos garotos. Na sequência, ele teria feito a abordagem e sacado a arma.


Depois do disparo, os jovens teriam saído correndo, mas o adolescente caiu poucos metros adiante, afirmou Franceschet, com base no depoimento do policial. "O PM tentou socorrê-lo, mas foi em vão." A pistola usada foi apreendida e deverá passar por perícia no Instituto de Criminalística (IC).

De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o tiro atingiu o tórax do adolescente. Após o caso, o PM foi levado até a Central de Flagrantes, onde a delegada de plantão, Geanne Aparecida de Souza, optou manter a prisão em flagrante. O PM ficou preso no 5º Batalhão até o início da noite desta sexta-feira (16), quando conseguiu uma liberdade provisória.

O advogado do policial, Marco Aurélio da Assunção, afirmou que o acusado só vai se pronunciar publicamente sobre o assunto na terça-feira (20).

Revoltada, a mãe do adolescente cobrou justiça. "Como o Estado e a Polícia Militar mantêm um policial armado e sem o mínimo de preparo? Foi uma atitude desproporcional. Meu filho não era bandido", desabafou. "Sei que nada vai trazer meu filho de volta, mas ele [o policial] tem de pagar pelo crime que cometeu."

Segundo ela, o adolescente não tinha passagens pela polícia e cursava a Educação para Jovens e Adultos (EJA) no centro de Londrina.

O corpo do adolescente deu entrada às 20h25 de quinta-feira (15) no IML. O enterro está programado para as 12h de sábado (17), em Maringá.

(Atualizada às 20h05)

(Com informações do repórter Celso Felizardo, da Folha de Londrina)

Redação Bonde
Adolescente morre após ser baleado por PM em frente a escola em Londrina Adolescente morre após ser baleado por PM em frente a escola em Londrina Revisado por Blog do Chaguinhas on 05:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios