[Fechar]

Últimas notícias

Ataques pretendem enfraquecer as universidades, avalia Tercilio

Críticas de representantes do governo e grupos políticos aliados ganharam maiores proporções. Deputados realizam audiência pública em 4 de julho

As universidades estaduais do Paraná estão sofrendo ataques orquestrados por representantes do governo do Estado e grupos políticos aliados, com o objetivo de colocar a opinião pública contra as instituições. É a avaliação do deputado estadual Tercilio Turini, que vê o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Ricardo Costa, como o mentor de uma investida para enfraquecer as principais universidades: UEL (Londrina), UEM (Maringá), Unioeste (Cascavel) e UEPG (Ponta Grossa).

Para Tercilio, as críticas ganharam maiores proporções nos últimos meses em entrevistas do próprio secretário, de outras fontes oficiais e também de deputados estaduais que apoiam o governo na Assembleia Legislativa. “É evidente que existe um movimento deliberado para atingir a imagem das universidades e também dos reitores, dos professores e dos servidores. A pressão vem aumentando, com cortes de recursos e outras ações prejudiciais às atividades acadêmicas e de serviços à comunidade. A intenção é provocar o desmonte das universidades estaduais”, afirma.

As comissões de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Cultura e de Direitos Humanos da Assembleia vão realizar audiência pública no dia 4 de julho, em Curitiba, para debater a crise nas universidades estaduais. A intenção é reunir todos os reitores e demais dirigentes, sindicatos de professores e agentes universitários, representantes dos estudantes, lideranças da sociedade organizada e representantes do governo, para esclarecer informações e contrapor dados sobre a realidade das instituições.

“O enfraquecimento das universidades traz muitos prejuízos ao Paraná. São instituições que exercem grande influência no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão instaladas, além de oferecerem serviços essenciais com os hospitais universitários e outras unidades de saúde. Representam um dos maiores patrimônios públicos do Estado, com formação de profissionais qualificados, produção de ciência, tecnologia e inovação, fortalecimento da cultura e da educação. Merecem mais respeito e atenção”, destaca Tercilio Turini, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os deputados Péricles de Mello e Tadeu Veneri, que presidem respectivamente as comissões de Cultura e de Direitos Humanos, também trabalham na organização da audiência pública.

Nenhum comentário

UA-102978914-2