[Fechar]

Últimas notícias

Banco de Sangue volta a funcionar em Ibaiti


O banco de sangue da Fundação Hospitalar mantém um estoque regular de 25 bolsas de sangue

A nova Agência Transfusional, o banco de sangue, já está em funcionamento em Ibaiti. A unidade foi instalada na FHSMI (Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti), após reforma do espaço e regularização de projeto e documentação. O serviço estava paralisado desde 2015, e ganhou atenção especial da administração municipal.

Segundo o prefeito Antonely de Carvalho e o secretário de Saúde Wilha Galdino, o espaço construído atende às normas sanitárias vigentes e, além da aquisição de equipamentos de qualidade, profissionais foram treinados para o serviço em tempo recorde, considerando as exigências da legislação.

O banco de sangue de Ibaiti é coordenado pelo médico Helio de Queiroz e conta com um corpo técnico com os bioquímicos Nivaldo Neto, Thiago de Alencar Buziquia e Carla D. Oliveira. O setor de enfermagem é coordenado pela enfermeira Elange Nogueira.

A Agência Transfusional, como explica o bioquímico Thiago de Alencar Buziquia, não faz a coleta de sangue, mas é responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue para atender às necessidades de pacientes da Fundação Hospitalar. Na unidade são feitos também os testes de compatibilidade do tipo sanguíneo das bolsas disponíveis com o do paciente que necessita, e repassa na sequência para que a transfusão seja realizada.

Atualmente a FHSMI realiza diversos procedimentos cirúrgicos e também dá suporte às atividades do Samu Regional. O Banco de Sangue da FHSMI mantém um estoque regular de aproximadamente 25 bolsas de sangue. Desde o fechamento da unidade em 2015, era necessário buscar as bolsas em Jacarezinho. O suprimento rápido dos hemocomponentes necessários nas cirurgias dá mais segurança aos médicos e principalmente aos pacientes atendidos nas cirurgias e nos procedimentos do Samu.

A UCT (Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue) da 19ª Regional de Saúde está localizada junto à sede do órgão, em Jacarezinho. "O doador é encaminhado para coleta em datas previamente agendadas pela fundação, em Ibaiti, que se responsabiliza também pelo transporte desses doadores", informa Buziquia. O procedimento para doar sangue é muito simples, basta procurar o laboratório municipal (Hospital Municipal) apresentando seus dados e de acordo com a disponibilidade do doador a coleta é agendada.
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2