Estado pode ter roteiro de turismo religioso



Durante dez dias, milhares de fiéis participam das celebrações ao padroeiro de Siqueira Campos, no Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde


O Paraná pode contar com um roteiro de turismo religioso para atrair turistas e peregrinos para locais de grande expressão religiosa no Estado. A informação foi repassada pelo governador Beto Richa, em Siqueira Campo, no último sábado (5), durante sua visita à Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. O evento, que está em sua 86ª edição, faz parte do Calendário Oficial do Estado e é uma das festividades religiosas mais tradicionais do Paraná. A festa teve início no dia 28 de julho e se encerrou no domingo (06), dia do padroeiro.

O Estado, segundo o governador, planeja concluir o roteiro até o ano que vem. "O Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde será incluído neste roteiro por ser um dos locais que, tradicionalmente, mais recebem romeiros em todo o Estado", explicou.

Durante os dez dias de celebração do dia do padroeiro, o Santuário recebe cerca de 100 mil fiéis, vindos de diversas cidades do Paraná e também de outros estados, principalmente de São Paulo. Além de excursões de ônibus e carro, muitos romeiros vão a pé ou a cavalo até Siqueira Campos em promessa ao padroeiro.

O governador e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram da missa celebrada pelo frei Carlos Gonzaga, pároco do santuário, e visitaram a sala dos milagres, local que reúne itens e fotografias deixadas por fiéis que receberam graças do Bom Jesus da Cana Verde.

O prefeito Fabiano Bueno destacou a importância do evento para Siqueira Campos. "É uma das maiores festas religiosas do Paraná. O municípios se preparou em todos os aspectos para receber todos os romeiros e autoridades que prestigiam este evento."

HISTÓRIA
Frei Marcus Miranda, reitor do santuário, conta que a devoção a Bom Jesus da Cana Verde começou ainda no século 19. A imagem do padroeiro, esculpida em cedro vermelho, foi trazida de Minas Gerais ao município vizinho Carlópolis entre os anos 1820 e 1830. "É uma imagem do tempo do barroco. Não temos dados certos, mas acredita-se que ela foi esculpida por Aleijadinho ou um de seus discípulos", disse Frei Marcus.

"A imagem representa o Jesus sofredor, açoitado na casa de Pilatos antes da crucificação. Jesus segura em sua mão uma cana verde, que de acordo com a história, é porque a estátua veio de uma fazenda chamada Cana Verde", detalhou o reitor.

Na década de 1930, a Diocese de Jacarezinho determinou que a imagem fosse levada a Siqueira Campos, que já contava com uma paróquia estabelecida. Foi então que começou o culto ao padroeiro, que hoje reúne milhares de pessoas todos os anos.

LAR DO MENOR
Após a festa, o governador visitou o Lar do Menor Siqueirense, instituição criada em 1985 para desenvolver atividades sociais e educacionais a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A entidade é uma das beneficiadas pelo programa Nota Paraná, que distribui parte do ICMS recolhido pelo Estado aos contribuintes e instituições sociais. O Lar do Menor já recebeu R$ 127 mil do programa.

Em evento com a imprensa local Richa destacou alguns investimentos do governo do Estado em Siqueira Campos e outros municípios do Norte Pioneiro, como a revitalização da PR-092, que será duplicada no trecho urbano de Siqueira Campos. O projeto inclui também a construção de um contorno em Wenceslau Braz e a readequação dos trevos de Siqueira Campos.
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
Estado pode ter roteiro de turismo religioso Estado pode ter roteiro de turismo religioso  Revisado por Blog do Chaguinhas on 08:33:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios