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Romanelli participa de reunião em apoio à duplicação da BR-376

Os caminhões transitariam por Porto São José e facilitaria o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul 

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, esteve nesta segunda-feira (14), ao lado de prefeitos e lideranças do Noroeste do Paraná, em reunião com o governador Beto Richa para tratar sobre a duplicação da BR-376. O trecho que faz ligação entre os municípios de Paranavaí e Taquarussu criaria um novo corredor de transporte para o escoamento da safra dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul reduzindo em até 150 quilômetros o caminho até o Porto de Paranaguá

De acordo com Romanelli, o Estado deve apoiar a realização do projeto com os planos de estudos para serem apresentados ao Governo Federal. “É um processo virtuoso que nos levará a conquista de uma obra importante que abre um novo corredor de exportação para o Porto de Paranaguá e para o Porto Seco de Maringá”, disse.

Ainda segundo o deputado, a rodovia tem extrema importância para o Noroeste do Paraná. “São obras de interesse público, pois foi a própria sociedade civil organizada que se reuniu com os prefeitos e lideranças políticas para apresentar o projeto, além do apoio de lideranças do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Com a duplicação, os caminhões transitariam por Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, o que facilitaria o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul. “Podem contar com o apoio irrestrito de nosso governo para pleitear esta obra junto ao governo federal. A criação da Rodovia do Agronegócio, como já é chamado esse trecho, trará um desenvolvimento mais vigoroso ao Noroeste e a todo o Paraná”,ressaltou o governador Beto Richa.

O custo estimado da obra é de R$ 850 milhõese inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná. O projeto contempla 95 quilômetros de duplicação da BR-376 no trecho paranaense e outros 30 quilômetros em pista simples no Mato Grosso do Sul. A ligação pela rodovia seguiria a partir de Paranavaí, que já teve um trecho de 33 quilômetros duplicados, parte de um aditivo acertado pelo Governo do Estado com a concessionária Viapar, que administra o trecho.

O prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo Fran Boni, presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) explicou que as lideranças buscam apoio agora, mas o projeto deve ser tocado depois de 2020, quando encerra a concessão da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina, que hoje pertence à Viapar.

“É uma obra de extrema importância. Começamos a trabalhar nela agora para que assim que vencer a concessão, os governos federal e estadual possam juntos duplicar esse trecho, fazer a ponte no Porto São José e criar a Rodovia do Agronegócio”, destacou. “Além de um novo corredor de escoamento da safra, a duplicação da BR-376 traz mais comodidade, segurança e amplia o movimento da rodovia”, disse.

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