[Fechar]

Últimas notícias

HACKATHON COCAMAR & CEEP/ASSAI

O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo, escola técnica estadual, localizada no município de Assaí/PR, promoveu o HACKATHON COCAMAR & CEEP/ASSAÍ nos dias 07, 08 e 09 de dezembro. O evento destacou-se por ser a primeira edição de um Hackathon realizado por uma cooperativa agroindustrial e o primeiro em uma instituição pública de ensino médio profissionalizante.

A realização do Hackathon na escola foi viabilizada pela parceria com a COCAMAR, sendo que o objetivo da maratona consistiu em desenvolver projetos para o processo produtivo da unidade de recebimento de grãos da cooperativa em Assaí. Neste processo vale ressaltar o apoio fundamental dos parceiros para a realização do evento, SEBRAE, BrasilNet, Smart Value Investment, FIEP e o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Fatores que destacam a articulação da escola com o setor produtivo.

Na maratona os alunos do CEEP desenvolveram as soluções sob a orientação dos mentores do evento, sendo estes os professores da instituição, colaboradores da COCAMAR e profissionais dos setores relacionados. A maioria dos desafios propostos são problemas comuns nas unidades das cooperativas, relacionados com o controle do fluxo e o transporte dos grãos, o acúmulo e a exaustão dos resíduos no processo.

A primeira colocação no evento ficou com a equipe Acsor, a qual desenvolveu o projeto de uma movimentadora mecânica automatizada para a caixa de resíduos da unidade, o sistema eletromecânico irá atuar auxiliando na limpeza da caixa e prevenindo que as impurezas fiquem acumuladas nas saídas. A segunda colocação foi da equipe Agromec Solution, a qual desenvolveu um projeto de um sistema de sucção e exaustão dos resíduos nas esteiras transportadoras. A terceira colocação foi da equipe Vacuum, com um projeto inovador para o transporte dos grãos na unidade por meio de uma tubulação a vácuo.

A premiação do Hackathon tem como objetivo oportunizar aos alunos qualificação profissional. Neste caso, as equipes que conquistarem as três primeiras posições visitarão toda a estrutura do sistema FIEP de Inovação, além disso, todos os membros da equipe vencedora irão ganhar um curso de liderança de projetos Yellow Belt Six-Sigma.

O evento é uma iniciativa para a qualificação profissional dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de uma perspectiva de inovação e empreendedorismo, além disso, tem como objetivo promover a articulação com o setor produtivo da região. Vale ressaltar que a instituição de ensino vem destacando-se pelo foco em empreendedorismo, tanto é que no ano de 2018 conquistou o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora a nível estadual, resultado de um trabalho de integração de todos os alunos. A instituição oferta duas modalidades de cursos técnicos, Integrado e Subsequente ao ensino médio, sendo quatro cursos, Agronegócio, Edificações, Eletroeletrônica e Mecânica.

Nenhum comentário

UA-102978914-2