[Fechar]

Últimas notícias

Três cidades do Norte Pioneiro elegem prefeitos no domingo

Eleitores de três municípios do Norte e Norte Pioneiro do Paraná escolhem novo prefeito no próximo domingo (9). O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) marcou a realização de eleições suplementares em Congonhinhas, Japira (ambas no Norte Pioneiro) e Rancho Alegre (Região Metropolitana de Londrina) após os prefeitos e vices eleitos em 2016 enfrentarem impedimentos na Justiça eleitoral ou serem alvos de infração político-administrativa na câmara de vereadores.

Em Congonhinhas, o prefeito eleito em 2016, Luciano Merhy (PTB) e seu vice Dr. Carlos, tiveram o registro de candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em decisão unânime proferida em junho por abuso de poder econômico em fatos ocorridos em 2008. Prefeito e vice esbarraram na Lei da Ficha Limpa. Os ministros analisaram uma jurisprudência na qual a inelegibilidade se aplicaria a casos ocorridos antes da promulgação da lei de 2010, que inibe candidatos com condenação em órgão colegiado de participar do pleito.

O presidente da Câmara Municipal de Congonhinhas, Valdinei Aparecido de Oliveira (PTB) - que assumiu o cargo de prefeito interino - é um dos candidatos na disputa pela coligação Unidos por Congonhinhas (PTB e MDB). Ele concorre com o vereador Aparecido Renato Honório (PSDB), o Renatinho, que disputa em chapa pura.

Segundo a chefe de cartório da 99ª ZE (zona eleitoral), Juliana Izabel de Almeida, foi aproveitada toda a infraestrutura dos primeiro e segundo turno das eleições gerais de outubro. "Está sendo bem tranquila essa eleição. Surgiram dois processos, mas nenhum relacionado à propaganda irregular", disse. Em Congonhinhas 6.386 eleitores estão aptos a escolher novo prefeito no domingo em 21 sessões distribuídas em cinco locais de votação.



RANCHO ALEGRE
A chapa da prefeita, Darlene do Prado Moreira (PMDB), conhecida como "Dona Marlene", e do vice dela, Valter Aleixo da Silva foi cassada por infrações na campanha em Rancho Alegre. A decisão do TRE, de janeiro deste ano, foi por compra de apoio político realizada pelos dirigentes do PDT, na fase de filiações e candidaturas, que teria gerado desequilíbrio de oportunidades aos concorrentes.

Em Rancho Alegre são três chapas na disputa. O empresário Aparecido Miguel da Silva, o Cidão, concorre pelo PDT; o vereador Edmar Lima (MDB),conhecido como Edmar da locadora e o advogado Fernando Coimbra. No município 2.971 eleitores estão aptos a votar em 14 sessões localizadas. Ao todo, 56 mesários devem trabalhar no pleito.

DUPLA VACÂNCIA
Já em Japira, o motivo da nova eleição é outro: a dupla vacância. Isso porque o prefeito eleito em 2016, Walmir Wellington da Silva (DEM), morreu em dezembro do ano passado em acidente de carro e o vice, que administrava o município, José Geraldo Santos (DEM), o Geraldão, foi cassado em julho pela Câmara Municipal por infração político-administrativa. Dentre as denúncias apresentadas estão o uso de veículo da prefeitura para atividades que não tinham vínculo com o Executivo e nepotismo na secretaria de Governo.

Quem está na disputa é o servidor público Angelo Marcos Vilato (PSB) contra Nelson Cesare de Oliveira Weisheimer (PSDB), conhecido como Branco. O município também enfrenta pela primeira vez uma eleição fora de época para prefeito. "É um calendário eleitoral mais apertado. Mas ainda contamos com o suporte alocado para eleições gerais. Somos em dois servidores, dois estagiários e três contratos temporários para organizar o pleito", informou Ana Lucia Germano Costa, chefe da 79ª ZE. Na cidade serão utilizadas 14 urnas em cinco locais de votação.

Guilherme Marconi Reportagem Local(FOLHA DE LONDRINA)

Nenhum comentário

UA-102978914-2