[Fechar]

Últimas notícias

Requião Filho cobra assinaturas para PEC que direciona recursos do FPE somente ao Poder Executivo

O Deputado Estadual Requião Filho (MDB/PR) voltou a cobrar apoio das bancadas na Assembleia Legislativa para assinatura de um Projeto de Emenda Constitucional que propõe direcionar os recursos do Fundo de Participação dos Estados, o FPE, somente ao Poder Executivo no Paraná.

A PEC acresce nova redação ao dispositivo ao art. 133 da Constituição do Estado, para que a repartição do produto da arrecadação dos impostos volte a ser exclusivamente destacada aos investimentos do Executivo.

"Problemas com a falta de reajustes do funcionalismo, pagamento da data-base, e os investimentos que o Paraná precisa, poderiam ser solucionados com esses recursos", explica o deputado.

As verbas do FPE começaram a ser divididas entre os poderes no Paraná em 2011. Somente nos primeiros quatro anos, representou uma perda de cerca de R$ 1,5 bilhão para o Governo. Segundo a proposta apresentada pelo deputado Requião Filho, a mudança desta divisão traria economia ao Estado, já a partir do ano que vem. E desafiou os parlamentares.

"Quero ver quem serão os deputados que terão coragem de assinar conosco essa proposta, que compra briga com cachorro grande. Os repasses do FPE representam dinheiro de verdade que, se bem aplicados, vão fazer a diferença diretamente na vida da população”, justificou.

Requião Filho precisa do apoio de 18 deputados para protocolar o projeto. Até o momento, faltam apenas oito assinaturas.

Assista ao discurso na íntegra: https://youtu.be/C88R4-E05pQ

Nenhum comentário

UA-102978914-2