[Fechar]

Últimas notícias

Reunidos em Sapopema, prefeitos discutem construção e manutenção de hospital regional para a AMUNOP



Reunidos em Sapopema, prefeitos discutem construção e manutenção de hospital regional para a AMUNOP

Unidade será construída em Cornélio e vai atender pacientes de toda microrregião. Encontro da entidade reuniu a maioria dos prefeitos associados.


Celso Silva conduziu a reunião prestigiada por várias autoridades
O prefeito de Cornélio Procópio e presidente licenciado da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Amin Hannouche, participou da reunião que a entidade realizou semana passada em Sapopema (132 km ao sul de Cornélio Procópio). O encontro reuniu a maioria dos prefeitos da microrregião e serviu para debater a construção e manutenção de um hospital regional em Cornélio Procópio. O recurso para a construção foi conseguido graças a uma emenda individual no orçamento da união proposta pelo deputado paranaense Alex Canziani (PTB).
Na reunião ficou decidido que a manutenção da unidade contará com o auxílio do governo do Paraná, como confirmou o chefe da 18ª Regional de Saúde de Cornélio, médico Evandro Bazan de Carvalho, quanto enfatizou a necessidade da construção deste hospital para atender a grande demanda hoje existente na região. Também na reunião, os prefeitos demonstraram sua preocupação com relação à Gripe Influenza A, a H1N1. Por sugestão do presidente da Amunop e prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, o chefe da Regional falou sobre a gripe na região apresentando um quadro da doença na região.

Sugestões – As eleições 2010 também estiveram entre os temas debatidos em Sapopema. Tendo em vista o a proximidade do período eleitoral, Silva propôs que os prefeitos e prefeitas sugerissem aos pré-candidatos ao Governo do Paraná propostas macro que possam ser incluídas em seus planos de governo, entre elas o apoio para construção e manutenção do Hospital Regional. Ele definiu um prazo de 10 dias para que estas sugestões sejam entregues através de ofício na Amunop para que seja marcada uma reunião que definirá a entrega desses documentos.

Presente à reunião, deputado federal André Vargas (PT/PR) pediu definição desse processo para antes de junho, quando se inicia o período eleitoral e o governo federal não poderá mais destinar recursos para os municípios. Ele se dispôs a fazer esse trabalho em conjunto com Alex Canziani. Já Canziani, confirmou para os dias 13 e 14 uma reunião entre os prefeitos da Amunop e os ministros Paulo Bernardo, do Planejamento, e Carlos Temporão, da Saúde. Os prefeitos querem uma garantia do governo dos recursos para a construção do hospital.

Outro assunto debatido na reunião foi a unificação dos cargos e salários dos servidores públicos municipais. Foi marcada uma reunião para o próximo dia 9 na sede da Amunop com todos os procuradores jurídicos das prefeituras da microrregião para o inicio deste debate. “Nossos municípios estão passando por uma série de cobranças, principalmente na questão de cargos de salários, no Ministério Público. O Doutor José Carlos Dias deverá conduzir este processo de unificação”, confirmou o presidente.

Marcha a Brasília - A reunião da Amunop definiu ainda a participação dos prefeitos, na 13ª Marcha dos Prefeitos em Brasília. Considerado um dos eventos mais importantes do municipalismo brasileiro pelas conquistas que proporcionou, a marcha, segundo Silva, é um momento único para todos os prefeitos. Ele sugeriu que todos os prefeitos participem e levem as primeiras-damas que, no encontro, terão pauta extra sobre assuntos de cunho social.

“A união dos prefeitos nesta marcha já nos proporcionou uma série de conquistas. Temos que continuar participando dela para alcançarmos melhores condições de administrarmos nossas cidades”, observou. Ainda durante a reunião, o presidente destacou a seqüência ao trabalho de orientação e atualização de programas municipais e confirmou a realização, através da associação um curso para Elaboração de Projetos, no dia 12 de abril, em Cornélio Procópio.
Paralelamente ao encontro, foi realizado um curso sobre o FPM Estadual - Fundo de Participação dos Municípios, com a participação de técnicos da Receita Estadual de Londrina e funcionários públicos municipais das áreas de contabilidade, arrecadação, finanças e administração. Além do deputado André Vargas, participaram da reunião em Sapopema, o secretário geral do PMDB do Paraná, João Arruda, e o líder do governo na Assembléia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).

O presidente licenciado da Amunop, Amin Hannouche, elogiou o encontro e a prefeita Vera Golono pela organização e recepção dos prefeitos e prefeitos em Sapopema. “Nossa reunião foi participativa e importante para conduzirmos projetos e programas decisivos para nossas administrações”, afirmou. A próxima reunião será realizada em Santa Mariana no dia 30.

Nenhum comentário

UA-102978914-2