[Fechar]

Últimas notícias

Richa no Vale do Ivaí: “É preciso ter os olhos voltados para o interior




No primeiro dia de uma viagem a 17 municípios do Vale do Ivaí, para discutir seu Plano de Governo, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, voltou a ressaltar a importância de governar com os olhos voltados para o interior. "Hoje mais de um terço da população do Paraná vive em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional, que precisam receber investimentos, se não a população vai para os grandes centros, onde se depara com outros problemas sociais, como a violência", disse Richa em Bom Sucesso, nesta quarta-feira (12).
Richa destacou a proposta de promover a interiorização do governo. "Esse é um caminho possível para o Estado do Paraná, assim como fizemos em Curitiba, promovendo audiências públicas em todos os bairros para ouvir a população", afirmou. Na sexta-feira (14), Richa encerrará a viagem com uma audiência pública organizada pelo PSDB e pelo Instituto Teotônio Vilela, em Apucarana, onde receberá uma compilação das propostas apresentadas pelas comunidades da região.
O Vale do Ivaí tem grandes demandas nas áreas de segurança, saúde e emprego e concentra alguns dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. Em São João do Ivaí, Richa destacou a importância de desenvolver uma política pública eficaz, enérgica e competente na área de segurança pública, além de fazer parcerias com a sociedade civil, para combater a violência. "Estamos diante de uma epidemia com essa nova droga, o crack, que bate à porta das casas, invade as escolas e corrompe nossos jovens", afirmou Richa. Quando foi deputado estadual, Richa criou projeto de lei que instituiu o Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (Funpred) e, como prefeito de Curitiba, criou a primeira secretaria antidroga do País.
O vice-prefeito de São João do Ivaí, Edilson José Lopes, disse que a região precisa de apoio para gerar mais empregos. A Usina Vale do Ivaí Açúcar e Álcool, em São Pedro do Ivaí, é a única grande geradora de empregos da região, com pouco mais de 2.800 empregos entre diretos e indiretos. "Se o estado agir para incentivar a atração de investimentos, como a instalação de agroindústrias para manufaturar a produção agrícola local, teremos um grande avanço", afirmou Lopes.
Para fomentar a geração de empregos, principal demanda da população do Vale do Ivaí, Richa citou programas implantados pelo ex-governador José Richa, como o Clic Rural (eletrificação) e o de microbacias e disse que é preciso fortalecer a agricultura, com mais apoio aos órgãos técnicos do Estado. Richa também destacou o potencial do Paraná com suas riquezas naturais. "O que falta é um governo parceiro, que seja indutor do desenvolvimento social e econômico. Porque ninguém quer esmola. As pessoas querem oportunidades", disse.
Os deputados estaduais Luiz Accorsi, Luiz Nishimori, Ademar Traiano e o ex-deputado Miltinho Puppio, todos do PSDB, acompanham o roteiro de visitas à região do Vale do Ivaí.

Nenhum comentário

UA-102978914-2