[Fechar]

Últimas notícias

Seminário sobre cultivo da maçã será realizado em São Sebastião da Amoreira

O 1.º Seminário de Tecnologia para Produção de Maçã, em São Sebastião da Amoreira, será realizado nesta quinta-feira (20), às 8h no Centro Cultural da cidade.

O evento mobiliza seis municípios do Norte Pioneiro e são aguardados mais de 60 agricultores familiares da região. As palestras tratarão de manejo de doenças em rosáceas, quebra de dormência e raleio, e nutrição.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na recepção do evento. O principal tipo de maçã produzida no norte do estado é uma variação conhecida como eva.

Desenvolvida pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e cultivada desde 2001, a variedade é adaptada às condições climáticas com menor exigência de frio. Para o engenheiro agrônomo Elcio Felix Rampazzo, coordenador macro regional de fruticultura da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), a maçã entrou como alternativa de diversificação agrícola das pequenas propriedades familiares.

Nesta primeira edição do Seminário, o destaque é a integração das organizações promotoras e realizadoras, dentre elas o Governo do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Iapar, Cooperativa Sul Brasil, Prefeitura Municipal e Emater, com apoio do Sindirural de Cornélio Procópio, Faep (Federação Acrícula do Estado do Paraná), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sumitomo Chemical, Banco do Brasil, Basf, Sicredi, New Holland e Vilela & Vilela.

Nenhum comentário

UA-102978914-2