[Fechar]

Últimas notícias

CINCO MUNICÍPIOS DO PARANÁ AINDA NÃO DEFINIRAM ELEIÇÃO

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o desembargador Irajá Romeo Prestes Mattar, assume o cargo nesta terça-feira (1º). Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (31), o novo presidente disse que o TRE pode ter que julgar casos de suplentes que assumem a vaga de deputados licenciados. Nestes casos, o desembargador defende que a vaga fique com o partido e não com a coligação.
O TRE ainda precisa julgar as contas dos candidatos às eleições de 2010 que não foram eleitos. São mais de mil processos. Segundo o desembargador, em média 4% do total é recusado pelo tribunal por apresentar irregularidades.
Sobre as urnas biométricas, que fazem a leitura da digital do eleitor, o desembargador diz que elas não devem ser implantadas nas eleições do ano que vem. No ano passado, o sistema foi testado em Balsa Nova, na Região Metropolitana e agora os eleitores de Curitiba passam por um cadastramento.

Ele toma posse hoje, com a missão de resolver a situação de cinco municípios paranaenses que ainda não têm definidas as eleições de 2008. Essas questões devem ser resolvidas ao mesmo tempo em que o tribunal inicia os preparativos paa as eleições municipais de 2012.

Os Municípios de Bituruna, Jundiaí do Sul, "SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA", Itaipulândia, e Curiúva ainda aguardam decisão do TSE para conseguir uma definição do seu Poder Executivo.

Dois Casos já foram definidos, Itaperuçu e Caloré, sendo que o primeiro já tem data para a nova eleição, dia 03 de abril.
Neste ano, pelo menos duas cidades paranaenses devem ter eleições. Os prefeitos de Caloré e Itaperuçu foram cassados por cometerem crimes eleitorais no pleito de 2008.
O novo presidente também informou que 21 novos fóruns eleitorais devem ser inaugurados no Paraná até o começo de 2012. 14 deles começam a funcionar ainda neste ano. Atualmente, quatro cidades paranaenses têm mais de 200 mil eleitores e com isso têm a possibilidade de segundo turno. Nas próximas eleições, Cascavel também pode atingir a marca. O desembargador Irajá Romeo Prestes Mattar fica no cargo por um ano, até o dia primeiro de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário

UA-102978914-2