[Fechar]

Últimas notícias

PREFEITO EDIMAR TOMA POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS


O Prefeito Edimar Santos toma posse, nesta terça-feira (22.03), como membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

A posse do Conselho faz parte da programação de um grande evento que acontece em Curitiba, em comemoração ao Dia Mundial da Água, com o tema “Água para as cidades: responder ao desafio urbano”.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Eco-92, a data tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a necessidade de conservação dos recursos hídricos.
Na capital paranaense, o evento será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, a partir das 8h30 da manhã.

Na parte da manhã, várias autoridades vão discursar, entre elas o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Na ocasião, será apresentado ao ministro a Carta de Princípios Cooperativos pela Água na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de um documento assinado por vários municípios da RMC comprometendo-se a integrar a gestão dos recursos hídricos com a gestão territorial e colaborar com as ações estruturais previstas no Plano Diretor de Drenagem para a bacia do Alto Iguaçu, entre outras medidas.

Em resumo, a intenção é que as cidades trabalhem em conjunto para resolver problemas relacionados à qualidade da água e aos alagamentos frequentes. Em contrapartida, os prefeitos querem abocanhar uma fatia dos R$ 11 bilhões que o governo federal deve destinar em 2011 para ações de saneamento ambiental. “Vamos sediar um evento de grande alcance para incentivar as boas práticas de conservação dos recursos hídricos em toda a RMC, que é constituída por vinte e seis municípios e tem uma população de mais de três milhões de habitantes, apresentando áreas de fragilidade ambiental (mananciais) com ocupação inadequada, pondo em risco a sustentabilidade, sobretudo a qualidade dos recursos hídricos”, explica José Roberto Borghetti, secretário municipal para Assuntos Metropolitanos de Curitiba.

Fórum
Aproveitando o embalo do Dia Mundial da Água, na parte da tarde, no mesmo Salão de Atos, acontece o terceiro Fórum Águas do Amanhã, que vai reunir representantes da sociedade civil (ONGs, associações comunitárias, líderes comunitários, universidades, entre outros) para debater a preservação ambiental na bacia do Alto Iguaçu.
Além de palestras, o evento – promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) – visa estimular o debate entre a comunidade local, diagnosticando problemas e propondo soluções para a conservação de rios e mananciais na região metropolitana de Curitiba.

Nenhum comentário

UA-102978914-2