[Fechar]

Últimas notícias

Igreja celebra morte e ressurreição de Cristo



A Igreja Católica em Londrina inicia nesta semana as celebrações mais importantes do rito católico.


É o chamado Tríduo Pascal, um conjunto de missas e ritos solenes que faz memória da Paixão e morte de Jesus Cristo. Para a doutrina cristã, é a inauguração de uma nova aliança de Deus, feita com o sangue de Cristo, cujoacrifício máximo é expresso na morte de cruz.




A Semana Santa será aberta em Londrina com uma missa solene na Catedral Metropolitana, na quarta-feira, dia 20 de abril, a partir das 19h30. Nesta celebração. Estarão reunidos mais de 150 sacerdotes da Arquidiocese de Londrina, que compreende ainda cidades como Tamarana, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Rolândia e Cambé, entre outras. Nesta missa, o arcebispo dom Orlando Brandes, que será o presidente da celebração, vai consagrar os chamados santos óleos e o crisma, que serão utilizados ao longo do ano em diversas outras missas nas paróquias.


Na quinta-feira, dia 21 de abril, a Igreja faz memória da Última Ceia de Cristo. É a memória da instituição da Eucarística, sacramento máximo para os católicos, pois significa o próprio Corpo e Sangue de Jesus doado a cada um. É o mistério da presença real de Cristo sob as espécies eucarísticas: o pão e o vinho, confirmado por documentos do magistério da Igreja e pelo Concílio Vaticano II. O arcebispo de Londrina presidirá a celebração a partir das 19 horas na Fazenda Guairacá, no distrito de Lerroville (zona sul de Londrina), onde aproximadamente 600 famílias foram assentadas.


Também a Fazenda Guairacá é o endereço da celebração presidida por dom Orlando Brandes na sexta-feira, a partir das 15 horas. Esta é a memória da morte de Cristo. Não é um rito de funeral, luto ou tristeza, mas a contemplação do sacrifício de Jesus na cruz. É o dia de se lembrar da morte vitoriosa de Cristo.


Isto porque no sábado, dia 23 de abril, a Igreja comemora a Páscoa do Senhor, a ressurreição de Cristo, na celebração mais importante do ano: a Vigília Pascal. Neste dia haverá missa às 20 horas na Catedral de Londrina.
Encenações
A tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada mais uma vez pela paróquia Nossa Senhora da Paz. O teatro reúne milhares de pessoas no Centro Social da Vila Portuguesa. A encenação será no dia 22 de abril, a partir das 20 horas. A Paróquia Nossa Senhora da Paz fica na Av. Duque de Caxias, 4331. Outras paróquias também farão encenações dos momentos finais de Jesus. O contato é o padre Edivan Pedro.


A paróquia São Vicente Pallotti fará a tradicional Via Sacra, a partir das 9 horas, no asilo São Vicente de Paulo. O contato é com o padre Joel Medeiros.


Sugestões:


- O padre Joel Ribeiro Medeiros é assessor de liturgia da arquidiocese. Ele poderá explicar em entrevistas quais os ritos e como funcionam.
- Para as televisões, imagens boas nas celebrações que o arcebispo dom Orlando Brandes presidirá na Fazenda Guairacá, principalmente a de sexta-feira, que será às 15 horas.

Serviço:Quarta-feira: missa dos santos óleos, às 19h30, na CatedralQuinta-feira: missa da Última Ceia, nas paróquiasSexta-feira: celebração da Paixão de Cristo, às 15 horas, nas paróquiasSábado: Vigília Pascal, nas paróquias


Contatos para entrevistas e mais informações:Catedral de Londrina: 3322-1960Monsenhor Bernard Gafá: 9993-2939 ou 3344-1960Padre Joel Ribeiro Medeiros: 9993-2307 ou 3329-2187Paróquia Nossa Senhora da Paz: 3322-4361Padre Edvan Pedro: 9115-9910Dom Orlando Brandes: 3347-3141 (falar com Regiane)
Assessoria de imprensa Arquidiocese de LondrinaPadre Paulo Rorato: 9996-4076Fábio Luporini 9997-3869--

Nenhum comentário

UA-102978914-2