NÚMEROS DA PUBLICIDADE NO BRASIL, HOJE
A tarefa de planejar mídia é cada vez mais difícil, pela infinidade de meios disponíveis no mercado, hoje em dia. Por isso, a Publicidade não é – nem nunca será – uma ciência exata (porque é impossível dominar todos os componentes em jogo, na arena do marketing – como as ações e reações da concorrência, por exempo). Atualizando meu livro sobre publicidade, pesquisei diversos estudos sobre publicidade e mídia de 2010 e de 2011. E os dados que apresento alinhados em primeira mão, mostram a completixade e o enorme potencial da mídia no Brasil. Atualmente, existem em nosso país aproximadamente: 55,4 milhões de domicílios com TV Em 94,7% dos domicílios brasileiros (em 1970 era 24%) 2 milhões de domicílios com TV digital (HDTV) 9,7 milhões de domicílios com TV por assinatura 32 milhões de pessoas com TV por assinatura 402 emissoras de TV (abertas) 136 canais de TV paga 91% dos domicílios com rádio ( em 1970 era 58%) 9.184 emissoras de rádio 4.193 emissoras comunitárias de rádio 2.602 emissoras de rádio AM 1.322 emissoras de rádio FM 465 emissoras educativas de rádio 15.000 rádios piratas (estimativa do Ministério da Justiça) 3.785 jornais (diversas peridiocidades) 682 jornais diários 95 jornais auditados pelo IVC (apenas) 17.639 títulos de revistas 378 revistas auditadas pelo IVC 17,7 milhões de exemplares de revistas (IVC) 40.550 pontos de outdoor (sem contar os mobiliários urbanos), em 22784 locais (capitais e interior) 231,5 milhões de sites nacionais e internacionais Cerca de 73 milhões de usuários, no Brasil. Cerca de 125,1 milhões de brasileiros sem-web Ou 41,7% de domicílios com internet Numa população total de 193 milhões de brasileiros. Que vivem em 58,4 milhões de domílios Com 3,3 habitantes por domicílio Fontes: Mídia Dados 2010, IVC, Ibope, Abert, ANER, ANJ É pouco? Para cada cliente, para cada produto ou serviço, para cada público, para cada objetivo de marketing e de comunicação, há dezenas de alternativas de mídia.