[Fechar]

Últimas notícias

Capacitar trabalhadores é desafio no Norte Pioneiro





Para secretário Romanelli, mecanização da colheita de cana-de-açúcar pode gerar milhares de desempregos em toda a região

Cornélio Procópio — A mecanização da colheita de cana-de-açúcar no Norte Pioneiro deve provocar a perda de cerca de 14 mil empregos na região. Por isso, capacitar trabalhadores do setor sucroalcooleiro é um dos principais desafios para o Governo do Estado.

Este foi o principal assunto debatido durante solenidade de posse do chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) de Cornélio Procópio. O secretário Luis Cláudio Romanelli empossou no cargo o ex-bancário André Lievore, que atuou anteriormente como secretário municipal de Administração de Cornélio Procópio.

Lievore foi o último chefe de Escritório Regional a ser empossado por Romanelli. A solenidade de posse foi prestigiada por várias autoridades locais, dentre elas, o prefeito em exercício, João Carlos Lima, o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito licenciado de Cornélio Procópio, Amim José Hannouche e o ex-deputado federal Oswaldo Trevisan, além de chefes de núcleos regionais de Secretarias de Estado instaladas em Cornélio Procópio.

André Lievore disse, ao assumir o cargo, que terá um longo desafio pela frente, de buscar alternativas para capacitar trabalhadores e manter os altos índices de geração de empregos no Estado, proporcionais à região.

Já o secretário Romanelli disse que está ampliando o diálogo com as entidades trabalhistas, sobretudo do setor sucroalcooleiro para buscar garantir que os trabalhadores do corte de cana-de-açúcar tenham a garantia de emprego após iniciada a fase de mecanização da colheita do produto.

“O Norte Pioneiro do Paraná, sobretudo a região de Jacarezinho, conta com um grande número de trabalhadores que corre o risco de perder o emprego. Por isso, temos de unir forças para evitar que esses trabalhadores percam o emprego por falta de qualificação profissional”, disse o secretário.

A data prevista para o início da mecanização da colheita de cana-de-açúcar, quando não será mais necessária a empregabilidade de mão-de-obra humana, é em janeiro de 2014. A partir desta data será proibida a queima da cana-de-açúcar. Daí a implantação da mecanização da colheita.

Nenhum comentário

UA-102978914-2