[Fechar]

Últimas notícias

Morre Paulo Menten, o "mestre das gravuras







Morreu no último sábado (28) na capital paulista o artista plástico Paulo Menten, o "mestre das gravuras", homenageado com o título de cidadão londrinense pela Câmara de Londrina em 2008. Menten tinha 83 anos.
Paulistano, Paulo Menten era casado com a também artista plástica Dolores Branco e foi um dos idealizadores das oficinas de xilogravura na cidade. Ele chegou a Londrina em 1981 mas iniciou o seu relacionamento com a cidade em 1948, quando era funcionário do antigo Banco Comind.
Na ocasião, Menten era encarregado da análise de financiamentos para lavouras de café implantadas no Norte do Paraná. Anos depois, na década de 60, participou do Salão de Arte de Londrina e finalmente na década de 80 passou a residir em Londrina.
“Reconhecido no Brasil e no exterior, Paulo Menten escolheu Londrina para morar, desenvolver e difundir a sua arte. Recebeu convites para morar na Rússia e Estados Unidos, mas preferiu a terra vermelha do Norte do Paraná. Hoje, Londrina, por meio do Legislativo e do Executivo o reconhece oficialmente como cidadão londrinense”, disse a vereadora Maria Angela Santini (PT) na ocasião.
Menten ilustrou os totens do Memorial do Pioneiro construído em frente à Concha Acústica, no centroda cidade.

Nenhum comentário

UA-102978914-2