[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Arquidiocese de Londrina realiza Semana do Migrante‏



Missas celebram diversidade cultural na Semana do Migrante

Arquidiocese de Londrina promove a Semana do Migrante, entre 4 e 12 de junho. Neste ano, de modo especial, Igreja quer rezar e acolher as pessoas que voltaram do Japão por conta dos terremotos


Discutir a migração em decorrência de interferências climáticas. Este é o objetivo da Semana do Migrante, que será realizada de 4 a 12 de junho em Londrina. O tema, “Migração e mudanças climáticas: o que temos a ver com isso?”, está diretamente relacionado à Campanha da Fraternidade (CF) 2011 cujo tema é “Fraternidade e Vida no Planeta”. Diversas missas ao longo da semana vão celebrar as várias migrações em Londrina, além da diversidade cultural: japonesa, italiana, afro e latina.

Neste ano, de modo especial, a Pastoral do Migrante quer rezar e acolher as pessoas que voltaram do Japão para Londrina em decorrência dos terremotos ocorridos em março. De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Migrante, Márcia Ponce, Londrina é a segunda colônia japonesa no Brasil e, por conta dos terremotos, recebeu muitas pessoas que voltaram do Japão. “O papel da pastoral é inserir as pessoas na comunidade, acolher, valorizar a riqueza cultural e também ajudar em questões jurídicas, como documentação”, diz. Durante a programação da semana, uma missa será celebrada em japonês, para lembrar a cultura do Japão.

Márcia explicou ainda que Londrina já estava recebendo muitas pessoas do Japão por conta da falta de emprego naquele país. A migração se intensificou depois dos terremotos. O mesmo fenômeno ocorreu quando o Haiti sofreu terremoto, em 2010. A fronteira da região Norte do Brasil recebe, de acordo com Márcia, muitos haitianos. “A migração é uma realidade social e muitos são forçados a migrar por causa do clima”, ressalta.

A Pastoral do Migrante na Arquidiocese de Londrina trabalha com a migração urbana (de um centro ao outro, às vezes por questões de trabalho); migração sazonal (ocorre em determinadas épocas, como o caso das colheitas ou de trabalhadores da construção civil); e migração e emigração no geral (quando as pessoas saem do país ou voltam para cá).

Durante a Semana do Migrante haverá missas com ritos específicos, como missa em japonês, missa afro e missa latina. Aos sábados e domingos, após as missas, haverá apresentações culturais.

Programação Semana do Migrante:

Dia 4 – missa de Abertura – Padre Altair Manieri.

Dia 5 – missa com o tema da Semana – Padre José Onero.

Dia 6 – missa portuguesa – Padre Manuel Joaquim

Dia 7 – missa latina – Padre Rafael Solano

Dia 8 – missa japonesa – Padre Lino

Dia 9 – missa italiana – Padre Altair Manieri

Dia 10 – missa afro – Padre Luciano da Paixão

Dia 11 – missa sertaneja – Padre José Alves

Todas as celebrações serão realizadas na paróquia Nossa Senhora do Migrante (rua Mateus Leme, 1050, Jardim Novo Bandeirantes – 3154-5045), sempre às 19h30.

Contato para entrevistas

Márcia Ponce, coordenadora da Pastoral dos Migrantes: 9992-2685 ou 3348-8443

Padre Altair Manieri: 9994-2107

Nenhum comentário

UA-102978914-2