[Fechar]

Últimas notícias

COMPORTAMENTO - NOSSAS AÇÕES HUMANAS

Profª Lúcia Furlanetto e Vardinho(espôso)

Como seres humanos convivemos constantemente com o ato de avaliar, uma vez que todas as ações por nós praticadas exigem uma avaliação anterior e posterior. Mesmo assim, muitas vezes nos deparamos com resultados nem sempre satisfatórios, positivos. Nossas expectativas dificilmente são superadas e, caso fossem sempre alcançadas, não teríamos que enfrentar situações desafiantes, as quais nos impulsionam a superar conflitos por vezes banais e em outras vezes tão angustiantes que exigem uma boa dose de criatividade.

Ficamos surpreendidos quando descobrimos do que somos capazes. E quando não conseguimos resolver por conta própria os desafios que são colocados a nossa frente, temos a grata opção de contar com a ajuda de outras pessoas. Dessa forma, podemos dividir responsabilidades e compartilhar benefícios.

Tudo isso faz parte da vida, ou melhor, é a vida propriamente dita, com sua complexidade e, em determinados momentos, de uma simplicidade gratificante. Basta estarmos juntos, em interação contínua. Somos seres sociáveis.

Quando reservamos um tempo para refletir sobre as nossas ações cotidianas passamos a sintonizar o nosso tribunal interno. É Ele que nos orienta e nos dá sabedoria para identificar as nossas prioridades.

Inspirados por Ele somos capazes de definir, identificar o que é bom, o que é ruim, o que é razoável e o que é melhor não só para a nossa vida, como também e principalmente, para colaborar com aqueles a quem mais queremos bem: nosso cônjuge, filho, amigo, vizinho, aluno, colega.

Não nos impede também de fazer o bem para outras pessoas que talvez nem conhecemos ou, quem sabe, que já tenham feito algo para nos magoar, nos ferir, nos perturbar. A opção é nossa. Temos o livre arbítrio. É o que diz aquele velho ditado: “Fazei o bem sem olhar a quem”. Por que não?

Ninguém é tão perfeito a ponto de não ter cometido nenhuma injustiça para outro, mesmo que não intencionalmente. Todos erramos, uma vez que errar é humano. Mas, nunca é tarde para fazer diferente, pedir desculpas ou pedir perdão. Perdoar também é humano. O importante é avaliar nossas ações conforme as leis de Deus, porque só quem é temente a Ele pode agir com coerência num mundo tão conturbado.


Texto - Profª Magda Lúcia Furlanetto

Nenhum comentário

UA-102978914-2