[Fechar]

Últimas notícias

PDE 2009 REALIZOU SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO






A chefe do Núcleo Regional da Educação de Cornélio Procópio, professora Adalgisa Denise de Almeida Gouveia, também professora PDE concluinte, abriu o evento parabenizando os professores PDE pela conclusão desta formação. O prof. Sérgio Aguilar, representando o Coordenador Estadual do PDE, prof. Cassiano Ogliari, o Pró-Reitor de Extensão e cultura da UENP, Rogério Barbosa Macedo, a Coordenadora do PDE na UENP, Roseli de Cássia Afonso, a diretora do campus da UENP-CP, Fátima Padoan, além da representante do PDE no campus, professora Simone Luccas, compuseram a mesa de abertura para dar as boas vindas aos professores e parabenizá-los pela formatura.

O Seminário de Encerramento da terceira turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), do qual participaram 106 professores formandos do Núcleo Regional da Educação de Cornélio Procópio aconteceu no dia 10 de agosto e contou com a participação dos diretores dos Estabelecimentos de Ensino onde ocorreram a implementação dos Projetos de Intervenção do professor PDE e com a presença dos professores orientadores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O Deputado Estadual Hermas Brandão Júnior e autoridades locais representantes dos escritórios regionais tais como chefe da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Cornélio Procópio (SEAB), o Gerente do Escritório Regional da COHAPAR, o chefe do Escritório Regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) também prestigiaram o evento.

Diversas apresentações culturais abrilhantaram o evento, prestando homenagens aos professores formandos e divulgando a cultura local. Entre elas, destaque para Sr. João de Oliveira, poeta alfabetizado pelo Programa PR Alfabetizado, que hoje encontra-se cursando o segundo ano do Ensino Médio e aguarda a publicação de seu primeiro livro pela SEED.

A professora Marilúcia dos Santos Domingues Striquer (UENP-CJ) ministrou a palestra principal, seguida por uma mesa redonda com a exposição dos professores Jorge Sobral (UENP-CJ) e Sérgio Aguilar (PDE/SEED). Os palestrantes discorreram sobre “A formação dos professores PDE no contexto da Educação Básica”, situando os avanços que o PDE trouxe no âmbito da rede estadual de ensino e da instituição de ensino superior, com destaque para sua proposta teórico-prática, que envolve o desenvolvimento dos cursos gerais e específicos, a produção de materiais didático-pedagógicos, tendo sua culminância na implementação dos projetos dos professores PDE em suas escolas de origem, para além de muitas outras atividades que compõem uma carga horária de 360 horas durante os dois anos do Programa.

Ao final do Seminário, os professores e presentes confraternizaram-se em um jantar, onde foram mais uma vez homenageados com um certificado simbólico de conclusão no Programa de Desenvolvimento Educacional – 2009.

Nenhum comentário

UA-102978914-2