Romanelli viabiliza ampliação de escolas na região

O governador em exercício, Flávio Arns (PSDB), o deputado estadual licenciado, Luiz Claúdio Romanelli (PMDB) e prefeitos do interior, participaram na quarta-feira (31), no Palácio das Araucárias da assinatura do Termo de Compromisso para ampliação e reforma de escolas paranaenses.
Unidades escolares da região norte e do Norte Pioneiro estão entre as contempladas pela verba pedida por Romanelli. Entre elas, a escola estadual Major João de Faria, de Cornélio Procópio que receberá quatro novas salas de aula. Atualmente, 200 alunos do ensino fundamental estudam ali, em dois períodos, já que a unidade atende também alunos da rede municipal.
Outra unidade beneficiada é a escola estadual Aloysio Barros Tostes, do município de Nova Fátima, que, segundo o prefeito Nilson Xavier, receberá recursos para construção e ampliação de quatro novas salas de aula, além de banheiros e salas para atividades complementares. Existem atualmente mais de 700 alunos somente no ensino fundamental nos períodos manhã e tarde e educação de jovens e adultos no período noturno. A escola também desenvolve o projeto Segundo Tempo da Secretaria Estadual de Esporte, promovendo jogos de vôlei, futebol de salão e de xadrez, com mais de 100 crianças nesta atividade.
O município de Quatiguá também terá a escola estadual João Marques da Silveira ampliada com oito novas salas de aula, com isso, o estabelecimento de ensino poderá atender até mil alunos, uma vez que já conta com cerca de 600 alunos no ensino fundamental. O prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Morais, elogiou a “sensibilidade” do deputado Romanelli e do governo Beto Richa, em priorizar o setor e esses investimentos. “Será uma obra para a população, quanto mais salas de aula abrirem, melhor para toda a comunidade, destacou.
Em Siqueira Campos, a escola estadual Segismundo A. Neto receberá quatro novas salas de aula. Atualmente, mais de 1,5 mil alunos estão matriculados no ensino médio, fundamental, educação de jovens e adultos e em cursos de formação de docentes. A instituição também realiza atividade complementar com a oferta do curso de língua espanhola.