[Fechar]

Últimas notícias

Noroeste debate propostas para o Trabalho Decente

Prefeito Sílvio Barros II e secretário Romanelli assinam adesão à Agenda Nacional do Trabalho Decente
Secretário Romanelli com o coordenador Sindical dos Trabalhadores de Maringá, Jorge Moraes e o prefeito Sílvio Barros II

Romanelli: “Macroconferência abre o diálogo entre trabalhadores e empregadores para proposta de melhoria das condiçoes de tra

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), em parceria com o Grupo Executivo Tripartite do Trabalho Decente e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, promoveu no mês que passou, a terceira Conferência Macrorregional do Trabalho Decente, com apoio das regionais de Maringá, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte e Paranavaí, onde mais de 350 pessoas, entre representantes da sociedade civil organizada participaram do evento.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, falou sobre a importância da união entre trabalhadores, empregados e governo na construção de uma relação de trabalho decente. “Essa conferência é um diálogo moderno e aberto que tem o objetivo de promover ações para melhorar a relação de trabalho entre empregados e empregadores”.

Para Romanelli, as empresas públicas e privadas precisam melhorar as condições de trabalho do empregado, desde o transporte até a segurança no local de trabalho. “O tempo que o trabalhador leva para se descolar até o serviço, na maioria das vezes é desumano, assim como a segurança no trabalho, pois os índices de acidente ocupacionais continuam altos”, enfatiza o secretário.

O prefeito Sílvio Barros II comentou sobre o bom relacionamento entre trabalhadores e empregadores na construção de uma política de trabalho onde o diálogo prevalece entre as partes. “O trabalho decente deve ser discutido de forma a atender a realidade de todas as categorias de trabalhadores, considerando as peculiaridades de cada região do Estado e País”. O superintendente regional do Ministério do Trabalho, Neivo Beraldin também participou da Macroconferência, ao lado de lideranças sindicais de toda a região.

PROPOSTAS — A Conferência Macrorregional do Trabalho Decente debateu com trabalhadores e empregadores propostas relacionadas às questões dos princípios e direitos fundamentais do trabalho; proteção social; trabalho e emprego e fortalecimento do tripartismo e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrático.

Os participantes foram divididos em quatro grupos de debates, aos quais apresentaram propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual do Trabalho Decente, que acontece em Curitiba, dias 25 e 26 de novembro.

Também foram eleitos os 110 delegados da região que vão participar da Estadual.

Durante o evento também foi assinado do termo de adesão à Agenda Nacional do Trabalho Decente de Maringá pelo secretário Romanelli, prefeito Sílvio Barros II e o superintendente do MTE, Neivo Beraldin, além de lideranças dos trabalhadores e empregadores.

Em seguida, o tema foi debatido em Londrina, reunindo também as regionais de Ivaiporã, Cornélio Procópio e Jacarezinho. A Macroconferencia do Trabalho Decente acontece a partir das 9 horas, no Hotel Londristar (avenida Celso Garcia Cid, próximo à UEL).


fonte - Foto por: Valdir Amaral/Imprensa SETS

Nenhum comentário

UA-102978914-2